Aeroclube de Santa Catarina - Escola de Aviação Civil: Voos Panorâmicos, Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Planador, Paraquedismo, Iniciação Aeronáutica
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Neiva P-56C "Paulistinha"

Neiva P-56C "Paulistinha"

O Neiva P-56C é um avião de treinamento de fabricação Brasileira. Com capacidade para dois acupantes, é utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.

É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de madeira reforçada, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 150 HP a 2700 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.

DESIGN

O P-56C é uma aeronave mono-plano de asa alta. A asa, fuselagem e empenagem são revestidos em tela com tratamento anticorrosivo, com sua estrutura em tubos de aço soldados.

A versão de treinamento, sendo esta a mais comum, contém dois assentos em configuração tandem. Atrás do assento traseiro há um compartimento para bagagens, com uma capacidade de no máximo 30 kg. Ambos os ocupantes entram e saem por uma única e larga porta no lado direito da cabine.

Os comandos de voo são duplicados, sendo o manche central, manete de potência, pedais do leme e do freio mecanicamente conectados aos do assento traseiro.

Os comandos de voo primário são atuados por cabos e polias. Os ailerons são fabricados de liga de madeira revestido por tela, enquanto o leme e profundor são feitos de tubos de aço revestidos em tela. O compensador do profundor está localizado no bordo de fuga do mesmo, e é atuado por uma alavanca do lado esquerdo da cabine.

Um motor Lycoming O-320-E2A refrigerado à ar, 150 hp, gira uma hélice metálica passo fixo de duas pás, modelo Sensenich 74-DM6. O sistema de injeção de combustível utiliza um carburador FACET MA 3PA, equipado com aquecimento de carburador. O motor também é equipado dois magnetos Bendix. O lubrificante é armazenado no cárter. O sistema de lubrificação também inclui um radiador de óleo na entrada de ar do motor.

A capacidade de combustível é de 92 litros. O motor pode ser alimentado com Avgas de 80/87, 100LL ou 100/130 octanas. São dois tanques de combustível feitos de alumínio, fixados na parte superior e inferior da cabine. A quantidade de combustível do tanque superior é medida por um mostrador de vidro ao lado esquerdo da cabine e do inferior é feito por uma boia com vareta.

A aeronave possui trem de pouso do tipo convencional. Cada uma das rodas do trem principal é fixada em três pontos: duas juntas articuladas, e um amortecedor. As rodas são feitas de liga de alumínio e magnésio, equipadas com freios independentes atuados hidraulicamentes. A aeronave, entretanto, não possui freio de estacionamento - quando estacionada, deve ser necessariamente calçada. A bequilha é conectada ao leme por duas molas, mas também pode girar livremente quando destravada.

O painel de instrumentos é relativamente simples, sendo o P-56C utilizado para treinamento de voo básico. Os instrumentos de voo são um velocímetro, altímetro, coordenador de curvas (pau e bola). Os instrumentos de motor são um tacômetro, dois instrumentos para pressão e temperatura do óleo. Para navegação, há uma bússola. 

VARIANTES

Versão de treinamento

- Neiva P-56C

Versão de resgate/utilidade civil

- Neiva L-6

Versão de Reboque de Planador

- Neiva P-56R

Versão com um motor mais potente, um Lycoming O-320 de 150 hp. Pode ser utilizado para voos de Reboque de Planador.

ESPECIFICAÇÕES

· Fabricante: Industria Aeronáutica Neiva (Argentina)

· Número de assentos: 2

· Motor: 1 AVCO Lycoming 0 320-E2a, 2400 Horas TBO

· Potência: 150 hp a 2700 rpm

· Comprimento: 6,90 m

· Envergadura: 10,80 m

· Altura: 2,10 m

· Altura: 2,10 m

· Peso vazio: 450 kg

· Peso máximo na decolagem: 660 kg

· Velocidade de cruzeiro: 130 Km/h

· Velocidade máxima: 220 Km/h

· Capacidade máxima do tanque de óleo: 8 quarts de galao

· Capacidade mínima operacional do tanque de óleo: 6 quarts de galao

· Autonomia: entre 4:00 hs. de voo

· Consumo Horário: cerca de 25 Litros por hora

· Capacidade individual dos 2 tanques de combustível: 46 litros

· Volume total de combustível residual nos tanques: 5 litros

· Velocidade de estol sem flaps: 62 Km/h

TEMPO E VENTO
Florianópolis
--
Temperatura
30º
Vento
320º/17km/h
Pressão
1014mb
Umidade
83%
Visibilidade
9000 mts
Nublado
FONTE: http://www.cptec.inpe.br/
FONTE: http://www.climatempo.com.br/
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