Aeroclube de Santa Catarina - Escola de Aviação Civil: Voos Panorâmicos, Piloto Privado, Piloto Comercial, Instrutor de Voo, Planador, Paraquedismo, Iniciação Aeronáutica
48 3259.4101 | 48 3257.0400 | 48 8435.5450
CURSOS > PILOTO PLANADOR

Piloto Planador

O curso de Piloto de Planador é considerado a melhor forma de ingressar na carreira aeronáutica. A pilotagem de um planador proporciona aprendizagem limpa e sem os efeitos aerodinâmicos adversos provocados pelo motor. Obter a licença de Piloto de Planador, além de desenvolver a sensibilidade e o planejamento de voo, reduz as horas necessárias para o curso prático de Piloto Privado e Comercial.

Para o curso a escola dispõe de várias aeronaves, um Grob G-103 de fabricação alemã (considerado um dos melhores do mundo para instrução), um KW-1 “Quero-quero” e um IPE-02B “Nhapecan”, ambos de fabricação nacional.

Cumpridas as horas necessárias, o piloto-aluno é submetido ao chamado “voo de cheque”, que consiste em um voo no qual serão averiguadas as habilidades desenvolvidas durante o curso por um examinador credenciado pela ANAC. Uma vez aprovado, o aluno receberá sua licença de Piloto de Planador (CHT), estando habilitando a realizar a prática do voo em planadores.

PRÉ-REQUISITOS

  • 2º grau ou superior completo;

  • Idade:18 anos;

  • C.M.A. Certificado Médico Aeronáutico 4ª classe;

  • Curso Teórico ou prova da ANAC.

DOCUMENTOS EXIGIDOS

  • RG (Autenticado);

  • CPF (Autenticado);

  • Título de Eleitor (Autenticado);

  • Certificado de Reservista (Autenticado);

  • Certificado de conclusão de 2º grau (Autenticado);

  • Certificado de conclusão de Curso Teórico de Piloto Planador (Autenticado);

  • Certidão de Nascimento ou Casamento (Autenticado);

  • CHT de Piloto Privado ou Comercial - Avião (PPR-A ou PCM-A) (Autenticados em cartório);

  • C.M.A. Certificado Médico Aeronáutico (impressão do site da ANAC);

  • CCT – Certificado de Capacidade Técnica - prova da ANAC (impressão do site da ANAC);

  • Comprovante de Residência (Não é necessária Autenticação em cartório);

  • 2 fotos 3x4.

CARGA HORÁRIA

A carga horária consiste em 15 horas em voo ou de 60 reboques realizados em planador. Sendo que a quantidade total poderá variar de acordo com o desenvolvimento técnico do aluno e consiste em:

  • Aula prática conforme padronização de manobras da escola;

  • Avaliação pré-cheque: 1.0 hora como piloto em comando;

  • 1 hora de voo de cheque ANAC.

(*) a quantidade de horas poderá variar conforme proficiência do piloto.

ALOJAMENTO

Para uso do alojamento, solicitamos que seja feita consulta de disponibilidade com antecedência, através do e-mail secretaria@aeroclubesc.com ou pelo fone (48) 3257-0400.

  • Uma das exigências para o aluno utilizar o alojamento é voar no mínimo 10 horas por mês.

Aero-Boero AB-115 (PP-GFD e PP-GNV)

R$ 449,00 / hora Avulsa

R$ 420,00 Pacote 5 horas (R$2100,00)

R$ 400,00 Pacote 10 horas (R$4000,00)

R$ 389,00 Pacote 40 horas (R$15560,00)

R$ 420,00 para sócio c/ instrutor



Cessna C-150M "Commuter" 
(PR-ASF e PR-SCT)

R$ 449,00 / hora Avulsa

R$ 420,00 Pacote 5 horas (R$2100,00)

R$ 400,00 Pacote 10 horas (R$4000,00)

R$ 389,00 Pacote 40 horas (R$15560,00)

R$ 420,00 para sócio c/ instrutor

R$ 389,00 para sócio s/ instrutor


Piper Aircraft PA34-200 
(PT-JRA)

R$ 1299,00 / hora Avulsa

R$ 1199,00 Pacote 13.5 horas (R$16186,50)

R$ 1199,00 para sócio c/ instrutor

Aero-Boero AB-180 (PP-FLT)

R$ 580,00 / hora Avulsa

R$ 545,00 Pacote 5 horas (R$2725,00)


aeronaves C-177.png