Curso de Piloto Privado

Seu primeiro passo para ingressar na carreira de Piloto.  

Seu primeiro passo para ingressar na carreira de Piloto.  

O Aeroclube de Santa Catarina tem fundamentado em seus conceitos que a padronização e a segurança na formação do piloto privado têm um papel importante e insubstituível na carreira do piloto amador ou profissional. 

Com o curso de Piloto Privado, você estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. A habilitação de monomotor é a primeira obtida durante a carreira de Piloto.
O Aeroclube de Santa Catarina tem fundamentado em seus conceitos a padronização e a segurança na formação do piloto privado, que possuem um papel importante e insubstituível na carreira do piloto amador ou profissional.
É um curso que habilita o aluno formar-se piloto de aviões fornecendo uma excelente base para uma subsequente profissionalização ou apenas para a prática do voo.
O curso constitui-se de uma parte teórica e outra prática, sendo que, no Aeroclube o aluno entra em contato direto com a aeronave, ingressando em um programa de treinamento prático de 45 horas mínimas de voo, as quais são exigidas por regulamentação (RBAC 61) para a obtenção de sua Carteira de Habilitação Técnica (CHT).
Cumpridas as horas necessárias, o piloto-aluno é submetido ao chamado “voo de cheque”, no qual são averiguadas as habilidades aprendidas durante o curso por um examinador credenciado pela ANAC. Uma vez aprovado o aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (CHT), estando habilitado a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.

Com o curso de Piloto Privado, você estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. A habilitação de monomotor é a primeira obtida durante a carreira de Piloto.

O Aeroclube de Santa Catarina tem fundamentado em seus conceitos a padronização e a segurança na formação do piloto privado, que possuem um papel importante e insubstituível na carreira do piloto amador ou profissional.

É um curso que habilita o aluno formar-se piloto de aviões fornecendo uma excelente base para uma subsequente profissionalização ou apenas para a prática do voo.

O curso constitui-se de uma parte teórica e outra prática, sendo que, no Aeroclube o aluno entra em contato direto com a aeronave, ingressando em um programa de treinamento prático de 45 horas mínimas de voo, as quais são exigidas por regulamentação (RBAC 61) para a obtenção de sua Carteira de Habilitação Técnica (CHT).

Cumpridas as horas necessárias, o piloto-aluno é submetido ao chamado “voo de cheque”, no qual são averiguadas as habilidades aprendidas durante o curso por um examinador credenciado pela ANAC. Uma vez aprovado o aluno receberá sua licença de Piloto Privado de Avião (CHT), estando habilitado a voar aeronaves monomotoras, desde que não seja de maneira comercial ou remunerada.

CMA

O CMA é o documento emitido pela ANAC após a realização do exame de saúde pericial (ESP), em tripulantes da aviação civil, certificando suas aptidões psicofísicas, para exercerem suas funções a bordo de aeronaves. Indicamos a clínica Aeroclin e o Hospital Lara Ribas para realização do CMA. 

Pré-requisitos

Possuir 2º grau completo ou superior;
Ter completado 18 anos;
Possuir CMA de 2ª classe (Certificado Médico Aeronáutico);
Curso Teórico PP (Curso teórico não obrigatório) Aprovação na banca da ANAC.*

As horas práticas podem ser iniciadas sem a realização da banca da ANAC, ficando limitado a 10h de instrução.

Carga horária

A carga horária para a prática de voo tem um mínimo de 45 horas de voo, incluindo o voo de cheque.
A quantidade de horas para a parte prática poderá variar de acordo com a proficiência do aluno.

Aeronaves disponíveis

Monomotor Cessna-150
Aeroboero AB-115

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