Olá pessoal, hoje irei trazer para vocês 7 passos para utilizar em uma aproximação final com vento de través.
1) Cheque o vento
Quando você estiver se aproximando de um aeródromo, solicite as condições do vento para o orgão ATC ou então olhe a biruta para ver como está o vento. Com isso você já pode ter uma noção de que condições encontrará na sua aproximação final.
2) Monitore a sua velocidade
Tente chegar estabilizado na final com sua velocidade correta, assim você não precisará ficar se preocupando em trazer para a velocidade de aproximação final e irá conseguir focar em corrigir o vento na aproximação.
3) Voando aeronaves asa alta? Talvez seja melhor usar menos flaps.
Alguns fabricantes de aeronaves recomendam o uso parcial de flaps em fortes ventos de través. Dê uma olhada no manual da sua aeronave. Se ele recomendar isso, você terá uma maior facilidade para realizar o flare e pousar sua aeronave.
4) Corrigindo o vento
Você pode realizar uma aproximação abaixando a asa para o vento e aplicando pedal contrário ao aileron abaixado para manter o eixo da pista. Outra técnica usada também é a chamada caranguejar, em que você aproxima com o nariz da aeronave aproando o vento e assim corrigindo a deriva.
Caso você realize a aproximação caranguejando, não se esqueça de alinhar a aeronave com a pista antes de realizar o toque.
5) A medida que você arredonda é necessário uma maior aplicação dos comandos.
A medida que você arredonda, você diminui a sua velocidade, e isso faz com que os comandos fiquem menos efetivos. Vá adicionando mais comando de aileron e pedal durante o arredondamento para manter sua aeronave alinhada com a pista durante todo o pouso.
6) Trem de pouso contra o vento primeiro
O ideal é você realizar o toque na pista primeiramente com a roda do lado em que a asa está abaixada para corrigir o vento, seguindo depois da outra roda do trem principal e finalmente o trem de nariz.
7) Correção do vento após o pouso
Uma vez que a aeronave está no solo, não solte os controles. Gradualmente aplique aileron para o vento, assim uma rajada de vento não irá levantar a sua asa. A medida que você diminui sua velocidade, você irá precisar aumentar seu comando de leme para manter a aeronave alinhada com a pista
Então pessoal, são esses os passos que devemos utilizar em uma aproximação com vento de través. Devemos também sempre nos lembrar de olhar o manual da aeronave em relação a componente máxima de vento de través para a qual a mesma foi projetada, e respeitar esse limite em nossos voos.
Bom voo a todos!
Thiago Bortolotti – Instrutor de Voo