KM1 Quero-quero PT-PGC

Originalmente projetado e construído no Rio Grande do Sul na cidade de Novo Hamburgo pelo engenheiro alemão Kuno Widmaier, o planador “Quero-Quero” desde o início atraiu as atenções por suas linhas e desempenho.

KM1 Quero-quero PT-PGC

Originalmente projetado e construído no Rio Grande do Sul na cidade de Novo Hamburgo pelo engenheiro alemão Kuno Widmaier, o planador “Quero-Quero” desde o início atraiu as atenções por suas linhas e desempenho. Um dos interessados foi o Eng. José Carlos Boscardim, da Indústria Paranaense de Estruturas – IPE, que adquiriu os direitos de sua produção.

Devida a algumas diferenças entre o projeto original de Kuno Widmaier e o projeto final da IPE este planador ficou com características diferentes dos KW1 de série, a principal delas esta em sua razão de planeio que seria superior e em seu peso, cerca de 16 kg mais leve, uma das alterações feitas pela IPE foi em sua cauda que nos KW1 de série sua montagem e desmontagem é bem mais fácil e descomplicada.

O protótipo do IPE KW1 voou pouco depois, englobava uma série de alterações estruturais (visando facilitar a produção) e melhorias para implementar seu desempenho em vôo (fuselagem mais longa, novo encaixe do cabo de reboque, etc.). Embora mais pesado que o protótipo de Kuno Widmayer, ele voava ainda melhor e nos meses seguintes a IPE submeteu-se a um prolongado programa de ensaios em vôo, durante o qual outras modificações foram sendo gradualmente introduzidas. Desse programa resultou a versão definitiva do “Quero-Quero”, que seria fabricada em quantidade nos anos seguintes. Após o término dos testes, o protótipo do KW.1 b1 foi vendido pela IPE, e continuou voando por muitos anos.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como posso te ajudar?