IPE 02B NHAPECAN PP-FAM

Em fins de 1978, a Indústria Paranaense de Estruturas concluiu os estudos que fizera para a produção seriada de um planador biplace de instrução baseado no modelo KW-2 Biguá.

IPE 02B NHAPECAN PP-FAM

Em fins de 1978, a Indústria Paranaense de Estruturas concluiu os estudos que fizera para a produção seriada de um planador biplace de instrução baseado no modelo KW-2 Biguá. Esses estudos comprovaram as qualidades daquela máquina experimental, mas recomendaram uma série de modificações, visando simplificar sua produção e melhorar o desempenho. Tais modificações incluíam a adoção de asas convencionais (sem enflechamento negativo), o redesenho do nariz e outros detalhes menores. Designado IPE 02, o protótipo do novo planador voou pela primeira vez no dia 24 de maio de 1979, começando uma série de ensaios de qualificação. Desses ensaios resultaram outras modificações até chegar ao modelo de série IPE 02 b “Nhapecan II”.

Finalizados os testes, o protótipo foi vendido pela IPE e voou ainda durante muito tempo. Os ensaios com o protótipo do planador de instrução Nhapecan levaram o construtor a introduzir uma série de modificações visando a melhorar seu desempenho e atender a algumas exigências do Ministério da Aeronáutica. Essas alterações incluíram o uso de nova asa, de perfil mais avançado, alterações estruturais e a adição de um lastro fixo. Feitas as alterações e concluídos os testes, o planador entrou em produção seriada, tanto para atender a sucessivas encomendas do Ministério da Aeronáutica como para clubes e pilotos privados.

Especificações

Planador biplace em tandem de instrução, com fuselagem de tubos de aço soldados, externamente coberta com fibra de vidro e tela. Asas de madeira, cobertas de contraplacado e tela. Trem de pouso convencional, com rolete fixo semi-embutido e outro rolete na cauda. Asas com extremidades rebaixadas, para eliminar o vórtice aerodinâmico. Índice de planeio: 1:32. Índice de afundamento: 0,65m/seg. (monoplace) e 0,75m/seg. (biplace). 80 exemplares construídos.

  • Comprimento 8,54 m
  • Envergadura 16,60 m
  • Superfície alar 17,20 m²
  • Altura 1,90 m
  • Máxima (Vne) 190 Km/h
  • Máxima em ar turbulento 140 Km/h
  • Máxima de manobra 145 Km/h
  • Máxima de reboque 130 Km/h
  • Máxima com freios aerodinâmicos estendidos 170 Km/h
  • Mínima (STALL) 72 Km/h

Pesos

  • Peso vazio 330 Kg
  • Peso mínimo de decolagem 472 Kg
  • Peso máximo de decolagem 565 Kg

Fator de carga

  • Máximo a 145 Km/h (+4,4G) e (-2,2G)
  • Máximo a 190 Km/h (+3,2G) e (-1,0G)
  • DESEMPENHO (valores teóricos)
  • Velocidade de melhor planeio 96 Km/h
  • Velocidade de menor afundamento 90 Km/h.

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