A identificação dos rádios-faróis é fornecida por um sinal audível em código Morse, irradiadas periodicamente a pequenos intervalos. A frequência deve ser sintonizada de acordo com a carta de aproximação de instrumentos do local desejado. No exemplo da carta de aproximação de Navegantes, 235 NVG.
As ondas transmitidas por uma estação NDB, terão alcance em função da potência do transmissor podendo, sofrer ainda influência de interferência de estações de rádio, alto ruído atmosférico e condições locais.
O bloqueio da estação ocorre quando estamos passando com a aeronave na vertical da estação, quando o ponteiro do ADF começa a girar sem mostrar indicação de Marcação Relativa.
Os rádios-faróis, utilizados para navegar entre dois pontos, tem sua antena transmissora construída de tal maneira que os sinais não serão recebidos em sua parte superior (não havendo Marcação Relativa) ocasionando o que chamamos de “Cone de Silêncio”. A passagem da aeronave, sobre este cone de silêncio, caracteriza o bloqueio da estação.
Um exemplo de aplicabilidade pode ser visto no procedimento de aproximação NDB de Navegantes, onde a aproximação perdida inicia no bloqueio da estação do NDB NGV.
Bons voos e até a próxima! Claudia – INVA ASC