COMO FUNCIONA O ADF

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O ADF possui uma agulha que aponta sempre para a estação. Se curvamos para o lado esquerdo da estação, a agulha do ADF cairá para a direita, lembrando que a ponta da agulha é sempre mais pesada. Portanto, se ela ficar inclinada para a direita, ela continuará a cair para a direita.

Nos exemplos abaixo usaremos as siglas PM para Proa Magnética e MR para Marcação Relativa.

A Marcação Relativa é a distância em graus da proa da aeronave para a estação. Observe o modelo acima com exemplo de duas marcações relativas. A primeira marcação relativa é de 45º, referente a proa da aeronave até a estação. O apontamento da agulha do ADF será sempre para a estação.

A segunda marcação relativa é de 132° em relação a proa da aeronave.

Para facilitar, é importante utilizar o ADF junto com o Giro Direcional a fim de identificar o QDR ou QDM que estamos passando. Durante o voo não realizamos o cálculo, a verificação é feita de modo visual através da transferência da agulha do ADF para o Giro direcional. No exemplo da figura abaixo lado esquerdo, temos a aeronave mantendo Proa Magnética de 060° com marcação relativa de 045°. Para iniciar a leitura, primeiro identifique se a estação está à frente da aeronave ou atrás, no caso está à frente, então será identificado QDM.

Próximo passo será transferir a agulha do ADF para o Giro Direcional, mas antes de transferir a agulha, sempre fazer um crosscheck, para verificar se o Giro direcional está ajustado com a Bússola. Se não estiver, ajuste o Giro, lembrando que o mesmo só pode ser ajustado com as asas niveladas e, após ajustar, transfira mentalmente a agulha do ADF para o Giro direcional.

Ao fazer a leitura do Giro com a agulha transferida, teremos a indicação de 105°, ou seja, a aeronave está cruzando o QDM 105°. 

Já na figura acima do lado direito a aeronave mantém a proa 060° e observe que a estação ficou para trás da aeronave, significando que iremos identificar o QDR.

Transfira novamente a agulha do ADF para o Giro Direcional, verifique que agora a indicação da agulha no Giro é de 192°, a aeronave está cruzando o QDR 012°.

Bons voos! Claudia  – INVA ASC

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