As superfícies de controle de voo são responsáveis pelos movimentos da aeronave. Em aeronaves de pequeno porte o sistema de controle de voo é composto pelas superfícies de controle, os controles na cabine de comando e os mecanismos de interligação entre os controles e as superfícies.
Os controles de voo podem ser classificados em primários e secundários.
PRIMÁRIOS
Responsável pelo movimento efetivo da aeronave. São aerofólios móveis que alteram o fluxo de ar resultando no movimento desejado. Os controles de voo na cabine são compostos pelo manche e pelos pedais. As superfícies de controle primárias são:
1.1 AILERON
Localizados no bordo de fuga das asas, tem a função de realizar o movimento em torno do eixo longitudinal da aeronave:
- Realiza o movimento de rolagem
- Responsável pelo movimento é o manche (movimentos para a esquerda e direita)
- Trabalham em sincronia, enquanto o de uma asa levanta o da outra abaixa.
1.2 PROFUNDOR
Localizados no estabilizador horizontal, tem a função de realizar o movimento em torno do eixo transversal da aeronave:
- Movimento de arfagem ou tangagem;
- Responsável pelo controle da superfície é o manche (frente e trás).
1.3 LEME DE DIREÇÃO
Localizado no estabilizador vertical, tem a função de realizar o movimento em torno do eixo vertical da aeronave:
- Movimento de guinada
- Responsável pelo movimento da superfície são os pedais
Segue tabela para resumir os comandos primários:
SECUNDÁRIOS
Composto por:
- Slots
- Spoiler
- Compensadores
No artigo de hoje iremos comentar apenas dos compensadores, são instalados nos bordos de fuga das superfícies de comando e diminuem os esforços necessários para a movimentação da aeronave.
Os mais utilizados são do tipo:
- Fixo: são ajustados no solo para corrigir tendências impróprias da aeronave;
- Ajustáveis: podem ser ajustados em voo para melhorar o conforto da tripulação
- Automáticos: movem-se automaticamente com a superfície de controle, sem ação direta do piloto.
Gustavo Henrique Jansen – Instrutor de Voo