Seguir uma trajetória na direção do NDB com marcação relativa ZERO, não significa que estamos voando em linha reta para o auxílio. É preciso compensar o vento de través, se houver. Se não compensarmos o vento, o avião irá descrever um percurso em arco, conhecido como “CURVA DO CÃO”.
No exemplo acima o piloto estava procurando manter a agulha do ADF centrada, porém variando a proa.
No exemplo acima o piloto identificou de onde vinha o vento, percebeu que mantinha a proa, porém a estação estava ficando à esquerda; após identificar que o vento era atuante de esquerda, rapidamente curvou para a esquerda com 30° menor, a fim de buscar o QDM; quando interceptou o QDM manteve um pequeno ajuste de 010° para a esquerda a fim de compensar o vento. As correções poderão variar de 5° até 15° dependendo da intensidade do vento.
Observe que ao corrigir o piloto manteve o QDM e a PROA MAGNÉTICA.
Lembre-se que se você estiver mantendo a proa e a estação estiver ficando a sua esquerda, o vento predominante e a correção será para a esquerda. Já se a estação estiver ficando a sua direita, o vento predominante e a correção do vento será pela direita. Regra válida para QDM e QDR.
Claudia – INVA ASC