Exame de Proficiência de Piloto de Avião

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Exame de proficiência (também chamado simplesmente de exame ou cheque) é o processo de avaliar, por meio de uma demonstração teórica e prática, se um candidato possui conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas pela ANAC para determinada licença, habilitação ou certificado. Subdivide-se nas fases de Exame oral e Exame de voo. A avaliação da proficiência do piloto de avião (cheque) é necessária tanto para a aquisição da alguma Licença/Habilitação ou revalidação da Habilitação. Na parte teórica o candidato deverá responder os questionamentos referente aos regulamentos de tráfego aéreo, performance da aeronave e demais particularidades inerentes a operação aérea. Na parte prática são cobradas as manobras mínimas exigidas pela ANAC relativas a Licença e a Habilitação a ser checada. O conteúdo encontra-se disponível na Ficha de Avaliação do Piloto (FAP) as quais podem ser acessadas através do site da ANAC.

Eduardo Vargas dos Santos Jr  -  Cheque para Instrutor de Voo de Avião – INVA - Aeronave AB-11.
Eduardo Vargas dos Santos Jr – Cheque para Instrutor de Voo de Avião – INVA – Aeronave AB-11.

Exemplo de Avaliação de Piloto Privado

 Briefing pré-cheque (exame oral)

  1. Apresentar CMA válido e impresso e documento de identificação;
  2. Identificar na pasta de documentos obrigatórios da aeronave os documentos necessários e requeridos para a realização do voo (conforme segue abaixo):
  • – Certificado de matrícula;
  • – Certificado de aeronavegabilidade;
  • – NSCA 3-13, expedida pelo CENIPA;
  • – Licença da Estação da aeronave;
  • – Apólice de Seguro ou Certificado de Seguro com comprovante de pagamento;
  • – Ficha de Inspeção Anual de Manutenção (FIAM);
  • – Diário de Registros de Voo;
  • – Manuais de Voo;
  • – Lista de verificações (checklist).
  1. Demonstrar conhecimento técnico/performance da aeronave;
  2. Demonstrar conhecimento sobre os procedimentos normais e de emergência;
  3. Preencher a planilha de peso e balanceamento de acordo com a padronização;
  4. Interpretar informações meteorológicas para o voo: Carta SigWX GND/FL250; Carta de vento; TAF, METAR e SPECI;
  5. Leitura e interpretação de publicações aeronáuticas (ROTAER, AIP, NOTAM, etc);
  6. Realizar o briefing das principais manobras:
  • – Decolagem e pouso de acordo com a doutrina operacional;
  • – Estóis com e sem motor;
  • – Coordenação Atitude Potência;
  • – Aproximações (180º e 360º);
  • – Coordenação de 1º e 2º tipo;
  • – Curvas de média e grande inclinação;
  • – Emergências de alta e baixa altitude (com respectivo checklist previsto);

Pré-voo

  1. Apresentar o plano de voo;
  2. Executar a inspeção pré-voo;
  3. Apresentar ficha de peso e balanceamento;
  4. Executar o briefing da meteorologia presente no momento;
  5. Apresentar a VAC, WAC e cartas de corredores a serem utilizados para o voo;
  6. Conhecer o espaço aéreo e as frequências a serem utilizadas durante o voo;
  7. Apresentar a planilha padronizada com o cálculo da navegação (estimados em rota).

Voo

  1. Utilizar a fraseologia padrão aeronáutica;
  2. Executar o manejo correto do rádio e transponder;
  3. Executar as manobras solicitadas pelo checador de forma padronizada;
  4. Executar os procedimentos previstos nas emergências simuladas;
  5. Demonstrar consciência situacional/setorização durante todo voo;
  6. Fazer uso correto do checklis em todas as etapas do voo.

Pós-voo
O candidato deve executar cheque de abandono da aeronave de acordo com a doutrina operacional e prosseguir para o debriefing.

Debriefing

O debriefing ocorrerá logo após o exame, tenha ele resultado na aprovação ou reprovação do candidato. Nele, o examinador declara ao candidato o resultado final do exame, bem como discute os pontos fortes e fracos do candidato.

OBS: Cabe ressaltar que o exame de proficiência varia de acordo com o tipo de licença e/ou habilitação pretendida, onde o examinador tem como base para a avaliação e cobrança o conteúdo constante na FAP da referida licença/habilitação.

Abraço e bons voos!

Claudia Thofehrn
INVA – Examinadora Credenciada – ASC

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