Exame de proficiência (também chamado simplesmente de exame ou cheque) é o processo de avaliar, por meio de uma demonstração teórica e prática, se um candidato possui conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas pela ANAC para determinada licença, habilitação ou certificado. Subdivide-se nas fases de Exame oral e Exame de voo. A avaliação da proficiência do piloto de avião (cheque) é necessária tanto para a aquisição da alguma Licença/Habilitação ou revalidação da Habilitação. Na parte teórica o candidato deverá responder os questionamentos referente aos regulamentos de tráfego aéreo, performance da aeronave e demais particularidades inerentes a operação aérea. Na parte prática são cobradas as manobras mínimas exigidas pela ANAC relativas a Licença e a Habilitação a ser checada. O conteúdo encontra-se disponível na Ficha de Avaliação do Piloto (FAP) as quais podem ser acessadas através do site da ANAC.
Exemplo de Avaliação de Piloto Privado
Briefing pré-cheque (exame oral)
- Apresentar CMA válido e impresso e documento de identificação;
- Identificar na pasta de documentos obrigatórios da aeronave os documentos necessários e requeridos para a realização do voo (conforme segue abaixo):
- – Certificado de matrícula;
- – Certificado de aeronavegabilidade;
- – NSCA 3-13, expedida pelo CENIPA;
- – Licença da Estação da aeronave;
- – Apólice de Seguro ou Certificado de Seguro com comprovante de pagamento;
- – Ficha de Inspeção Anual de Manutenção (FIAM);
- – Diário de Registros de Voo;
- – Manuais de Voo;
- – Lista de verificações (checklist).
- Demonstrar conhecimento técnico/performance da aeronave;
- Demonstrar conhecimento sobre os procedimentos normais e de emergência;
- Preencher a planilha de peso e balanceamento de acordo com a padronização;
- Interpretar informações meteorológicas para o voo: Carta SigWX GND/FL250; Carta de vento; TAF, METAR e SPECI;
- Leitura e interpretação de publicações aeronáuticas (ROTAER, AIP, NOTAM, etc);
- Realizar o briefing das principais manobras:
- – Decolagem e pouso de acordo com a doutrina operacional;
- – Estóis com e sem motor;
- – Coordenação Atitude Potência;
- – Aproximações (180º e 360º);
- – Coordenação de 1º e 2º tipo;
- – Curvas de média e grande inclinação;
- – Emergências de alta e baixa altitude (com respectivo checklist previsto);
Pré-voo
- Apresentar o plano de voo;
- Executar a inspeção pré-voo;
- Apresentar ficha de peso e balanceamento;
- Executar o briefing da meteorologia presente no momento;
- Apresentar a VAC, WAC e cartas de corredores a serem utilizados para o voo;
- Conhecer o espaço aéreo e as frequências a serem utilizadas durante o voo;
- Apresentar a planilha padronizada com o cálculo da navegação (estimados em rota).
Voo
- Utilizar a fraseologia padrão aeronáutica;
- Executar o manejo correto do rádio e transponder;
- Executar as manobras solicitadas pelo checador de forma padronizada;
- Executar os procedimentos previstos nas emergências simuladas;
- Demonstrar consciência situacional/setorização durante todo voo;
- Fazer uso correto do checklis em todas as etapas do voo.
Pós-voo
O candidato deve executar cheque de abandono da aeronave de acordo com a doutrina operacional e prosseguir para o debriefing.
Debriefing
O debriefing ocorrerá logo após o exame, tenha ele resultado na aprovação ou reprovação do candidato. Nele, o examinador declara ao candidato o resultado final do exame, bem como discute os pontos fortes e fracos do candidato.
OBS: Cabe ressaltar que o exame de proficiência varia de acordo com o tipo de licença e/ou habilitação pretendida, onde o examinador tem como base para a avaliação e cobrança o conteúdo constante na FAP da referida licença/habilitação.
Abraço e bons voos!
Claudia Thofehrn
INVA – Examinadora Credenciada – ASC