Formação de Gelo

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Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a formação e os tipos de gelo que podem se formar em uma aeronave.

O gelo é um dos maiores perigos meteorológicos ao voo. Ele afeta a performance da aeronave de inúmeras formas, como:

  • Efeito adverso na aerodinâmica
  • Aumento do peso
  • Queda na sustentação
  • Aumento do arrasto
  • Queda de potência
  • Aumento no consumo de combustível
  • Alteração da posição do CG (centro de gravidade)
  • Degradação na qualidade da radiocomunicação
  • Erro nas indicações de alguns instrumentos (atrelados ao tubo de pitot)
  • Travamento dos controles de voo
  • Perda da visibilidade externa

Ele pode se formar tanto na parte interna da aeronave como na parte externa. Na parte interna podemos encontra-lo:

  • No tubo de pitot
  • Nos carburadores
  • Nas tomadas de ar

Já na parte externa:

  • Nas superfícies expostas do avião

O gelo encontrado pode ser de 3 tipos:

Gelo claro (cristal, liso ou translúcido)

  • OFERECE MAIOR PERIGO
  • Denso, transparente, desprende-se com dificuldade e altera o perfil aerodinâmico do avião
  • Sua formação lenta permite a acomodação do corpo líquido antes da solidificação total
  • Forma-se com temperatura entre 0 e -10°C, associadas às grandes gotas das nuvens cumuliformes (ar instável)

Escarcha (gelo opaco, granulado ou amorfo)

  • Gelo leitoso que se forma em presença de gotículas menores
  • Temperaturas entre 0° a -10°C em nuvens estratiformes (ar estável) e -10°C a -20°C em nuvens cumuliformes (ar instável)
  • Forma-se no bordo de ataque que se choca com gotículas pequenas que se congelam quase instantaneamente
  • Altera o perfil do bordo de ataque das asas diminuindo a sustentação
Formação de gelo na asa.
Formação de gelo na asa.

Geada

  • Adere aos bordos de ataque, parabrisas e janelas da aeronave em voo
  • Não pesa nem altera os perfis, mas afeta a visibilidade do piloto
  • Sua formação ocorre mais frequentemente quando a aeronave, após passar bastante tempo em área muito fria, em grandes altitudes, cruza regiões com alto teor de umidade, ocorrendo sublimação do vapor

Lembrando que para ocorrer a formação de gelo, é necessário que a aeronave esteja voando através de água visível na forma de chuva ou gotículas super-resfriadas e que a temperatura do ar e da aeronave deve ser igual ou inferior a 0°C. O gelo em contato com a nossa aeronave pode vir a oferecer algum perigo:

  • Nas asas e empenagem:
    • Modifica o perfil aerodinâmico
    • Aumenta a resistência ao avanço
    • Diminui a sustentação da aeronave
    • Dificulta a manutenção do rumo (empenagem)
    • Produzir vibrações que podem comprometer a estrutura da cauda (empenagem)
  • No carburador
    • Reduz o rendimento do motor e, consequentemente, sua potência
    • O gelo geralmente se forma no tubo de Venturi e na borboleta, o que irá restringir o fluxo da mistura ar/combustível e consequentemente ocorrerá queda na potência do motor
  • Hélice
    • Modificará o perfil da hélice, reduzindo o seu rendimento
    • O motor começa a apresentar fortes vibrações por causa do desbalanceamento da hélice
    • Acúmulo de gelo será mais intenso em baixos regimes de RPM, por causa do aquecimento dinâmico resultante do movimento da hélice
    • Tubo de pitot
    • Deixam de funcionar os instrumentos que dependem das pressões dinâmica e estativa do ar atmosférico

Então vamos sempre tomar cuidado para não voar em condições meteorológicas favoráveis a formação de gelo sem que estejamos preparados para isso.

Valeu pessoal e até a próxima.

Thiago Bortolotti – Instrutor de voo

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