Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a formação e os tipos de gelo que podem se formar em uma aeronave.
O gelo é um dos maiores perigos meteorológicos ao voo. Ele afeta a performance da aeronave de inúmeras formas, como:
- Efeito adverso na aerodinâmica
- Aumento do peso
- Queda na sustentação
- Aumento do arrasto
- Queda de potência
- Aumento no consumo de combustível
- Alteração da posição do CG (centro de gravidade)
- Degradação na qualidade da radiocomunicação
- Erro nas indicações de alguns instrumentos (atrelados ao tubo de pitot)
- Travamento dos controles de voo
- Perda da visibilidade externa
Ele pode se formar tanto na parte interna da aeronave como na parte externa. Na parte interna podemos encontra-lo:
- No tubo de pitot
- Nos carburadores
- Nas tomadas de ar
Já na parte externa:
- Nas superfícies expostas do avião
O gelo encontrado pode ser de 3 tipos:
Gelo claro (cristal, liso ou translúcido)
- OFERECE MAIOR PERIGO
- Denso, transparente, desprende-se com dificuldade e altera o perfil aerodinâmico do avião
- Sua formação lenta permite a acomodação do corpo líquido antes da solidificação total
- Forma-se com temperatura entre 0 e -10°C, associadas às grandes gotas das nuvens cumuliformes (ar instável)
Escarcha (gelo opaco, granulado ou amorfo)
- Gelo leitoso que se forma em presença de gotículas menores
- Temperaturas entre 0° a -10°C em nuvens estratiformes (ar estável) e -10°C a -20°C em nuvens cumuliformes (ar instável)
- Forma-se no bordo de ataque que se choca com gotículas pequenas que se congelam quase instantaneamente
- Altera o perfil do bordo de ataque das asas diminuindo a sustentação
Geada
- Adere aos bordos de ataque, parabrisas e janelas da aeronave em voo
- Não pesa nem altera os perfis, mas afeta a visibilidade do piloto
- Sua formação ocorre mais frequentemente quando a aeronave, após passar bastante tempo em área muito fria, em grandes altitudes, cruza regiões com alto teor de umidade, ocorrendo sublimação do vapor
Lembrando que para ocorrer a formação de gelo, é necessário que a aeronave esteja voando através de água visível na forma de chuva ou gotículas super-resfriadas e que a temperatura do ar e da aeronave deve ser igual ou inferior a 0°C. O gelo em contato com a nossa aeronave pode vir a oferecer algum perigo:
- Nas asas e empenagem:
- Modifica o perfil aerodinâmico
- Aumenta a resistência ao avanço
- Diminui a sustentação da aeronave
- Dificulta a manutenção do rumo (empenagem)
- Produzir vibrações que podem comprometer a estrutura da cauda (empenagem)
- No carburador
- Reduz o rendimento do motor e, consequentemente, sua potência
- O gelo geralmente se forma no tubo de Venturi e na borboleta, o que irá restringir o fluxo da mistura ar/combustível e consequentemente ocorrerá queda na potência do motor
- Hélice
- Modificará o perfil da hélice, reduzindo o seu rendimento
- O motor começa a apresentar fortes vibrações por causa do desbalanceamento da hélice
- Acúmulo de gelo será mais intenso em baixos regimes de RPM, por causa do aquecimento dinâmico resultante do movimento da hélice
- Tubo de pitot
- Deixam de funcionar os instrumentos que dependem das pressões dinâmica e estativa do ar atmosférico
Então vamos sempre tomar cuidado para não voar em condições meteorológicas favoráveis a formação de gelo sem que estejamos preparados para isso.
Valeu pessoal e até a próxima.
Thiago Bortolotti – Instrutor de voo