Estrutura onde são fixadas as demais partes da aeronave (asas, trem de pouso, empenagem), alocam a cabine de comando, de passageiros e de carga. Para aviões monomotores o grupo motopropulsor também é fixado nela.
Pode ser classificada em 3 tipos:
- Tubular;
- Monocoque;
- Semi-monocoque.
TUBULAR
Constituída por tubos de aço soldados em forma de treliça, e revestido por tela. Geralmente utilizada em aeronaves monomotoras de pequeno porte. Todos os esforços são absorvidos pela estrutura tubular.
Nas imagens abaixo seguem a estrutura tubular sem o revestimento e com o revestimento de tela
MONOCOQUE
Na fuselagem monocoque os esforços são absorvidos principalmente pelo revestimento externo. A estrutura monocoque necessita ainda de algumas cavernas para manter sua forma aerodinâmica. Estruturalmente, elas não resistem aos esforços, mas são importantes para evitar deformações excessivas no revestimento. Algumas cavernas são responsáveis por acomodar alguns componentes, como trem de pouso, motor, etc, sendo essas mais reforçadas também chamadas de caverna de reforço.
SEMI-MONOCOQUE
É o tipo de estrutura mais frequente nos aviões contemporâneos. É formada por Longarinas, Cavernas e Revestimento, todos capazes de suportar aos esforços sofridos pelo avião. Os materiais são os mesmos da monocoque. A principal diferença entre ambos os tipos de estrutura é a presença da Longarina na semi-monocoque.
Um ponto positivo desde tipo de construção está no fato de que um elemento individual não resiste a todos os esforços, o que quer dizer que quando um elemento falha, ainda existe resistência residual da estrutura como um todo. Isso quer dizer que é mais simples projetar uma estrutura semi-monocoque tolerante à dano.
Gustavo Jassen
Instrutor de Voo