Você já se perguntou como os pilotos determinam a hora quando se deslocam, já que voam para lugares com diferentes faixas de fuso horário?
Para que aeronaves bem como controladores de voo possam coordenar a hora, a aviação no mundo todo adota o mesmo horário. Desta forma os pilotos não precisam se ajustar a cada faixa de fuso e assim evitar falhas de comunicação entre os órgãos de controle. Mas como isso é possível?
O meridiano de Greenwich divide a terra em dois hemisférios, Leste e Oeste, tendo assim 180º de meridiano para cada lado com 12 fusos cada hemisfério, completando os 360º de meridiano com os 24 fusos. Neste meridiano 000º então é definido a hora universal coordenada (UTC), na aviação conhecida como HORA ZULU. Assim independente do ponto da terra que a aeronave se encontra, ela estará coordenada pelo horário zulu baseado no meridiano de Greenwich. Isso também ajuda o piloto no planejamento de voo em relação a horários locais de origem e destino e informações meteorológica na rota.
Para que ele possa determinar a hora legal (hora oficial determinada pelo governo), basta somar ou reduzir a quantidade de fusos.
EX: No Brasil a hora legal em SC compreende 3 faixas de fusos. Sendo assim 10:00Z é o mesmo que 07:00 HLE.
Tudo o que está no hemisfério Oeste estará mais cedo, e no lado Leste será mais tarde em relação a Greenwich.