Continuando o post da última quinta-feira, hoje iremos abordar um pouco mais sobre os instrumentos de voo na cabine de aeronaves. O foco hoje será mais voltado para o funcionamento do instrumento e seu uso no voo. Para tanto iremos trabalhar a partir da classificação de instrumentos de voo, de navegação e de célula. No artigo de hoje iremos detalhar apenas os instrumentos que equipam a maioria das aeronaves de instrução para voos visuais.
INSTRUMENTOS DE VÔO
1 – Velocímetro:
Instrumento que indica a velocidade da aeronave em função do deslocamento do ar. O instrumento utiliza a diferença de pressão entre a tomada de pressão total e a tomada de pressão estática do sistema de Pitot-estático.
2 – Altímetro
Instrumento que é utilizado para saber a altitude da aeronave em voo. Seu funcionamento é baseado apenas na utilização da tomada de pressão estática do sistema de Pitot-estático. Como na atmosfera ocorre uma variação de pressão atmosférica entre diferentes regiões, o altímetro possui um ajuste de pressão para que os dados obtidos não estejam incorretos, tal ajuste se dá, calibrando a pressão atmosférica local na altímetro, essa pressão é indicada na janela de kollsman. Na imagem abaixo temos um altímetro onde a seta vermelha aponta para o knob de ajuste de pressão e a seta amarela para a janela de kollsman.
3 – Variômetro
Também conhecido como Climb, esse instrumento nos indica a velocidade vertical da aeronave, tendo como indicação os pés/minuto que a aeronave está subindo ou descendo. Assim como o altímetro o variômetro utiliza apenas a tomada de pressão estática do sistema de Pitot-estático.
4 – Turn Coordinator
É um instrumento que indica a atitude da aeronave em relação ao seu eixo longitudinal. Seu funcionamento baseia-se no princípio da precessão giroscópica
Nas imagens abaixo podemos ver a indicação do instrumento, na parte superior do instrumento temos a inclinação lateral da aeronave, quando a curva é realizada com a inclinação nas referências laterais temos uma curva de padrão onde uma volta completa irá levar 2 minutos para ser realizada. Na parte inferior temos a coordenação da curva, na imagem da esquerda temos uma curva coordenada na imagem do centro uma curva derrapada e na imagem da direita uma curva glissada.
INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO
1 – Bússola
Instrumento magnético, nos indicará a direção magnética em que a aeronave se encontra.
2 – Giro direcional
É um instrumento giroscópico que utiliza a propriedade de rigidez no espaço. Como muitas vezes a leitura da bússola se torna difícil, devido a turbulência e ao próprio formato da bússola, o giro direcional facilita a leitura da proa magnética da aeronave. Devido ao fato de não ser um instrumento magnético o giro direcional necessita ser ajustado em intervalos de tempo no voo para que suas indicações não sejam errôneas.
INSTRUMENTOS DE CÉLULA
1 – Liquidômetros
Os liquidômetros nos dão a indicação da quantidade de combustível que está presente na aeronave, possuem formatos diferenciados conforme o fabricante da aeronave.
2 – Indicadores do sistema de lubrificação
Em aeronaves de pequeno porte geralmente possui dois instrumentos, um que indica a pressão de óleo do sistema e outro que indica a temperatura do óleo. A indicação de pressão de óleo no sistema é o primeiro parâmetro a ser observado no acionamento do motor, que irá nos indicar se está ocorrendo ou não lubrificação das partes do motor.
3 – Amperímetro
Instrumento que dará indicação do funcionamento do alternador da aeronave, informando se o alternador está produzindo corrente ou não. Pode ser de dois tipos. O primeiro é o de zero ao centro, a indicação está do lado positivo informa que o alternador está produzindo corrente e carregando a bateria, quando está do lado negativo indica que a bateria da aeronave está sendo utilizada como produtor de energia.
O segundo layout de amperímetro é o de zero a esquerda, nesse instrumento podemos analisar a produção de energia do alternador, caso esteja positivo ou uma falha de produção caso esteja em zero.
4 – Tacômetro
Instrumento utilizado para regular a rotação do motor conforme a fase do voo em que a aeronave se encontra.
Gustavo Henrique Jansen
Instrutor de Voo