Esse forte desempenho deveu-se, em grande parte, à introdução em todo o setor de uma série de modelos mais modernos, ansiosamente esperados, resultando em um aumento de entrega ano a ano para todas as três classes de aeronaves: cabine leve, média e grande.
O mercado de jatos executivos está em alta. Após quatro anos de crescimentos anuais modestas, o setor em 2019 registrou sua produção mais forte em uma década e seu maior aumento ano a ano nos pedidos desde o boom do mercado em 2008.
Esse forte desempenho deveu-se, em grande parte, à introdução em todo o setor de uma série de modelos mais modernos, ansiosamente esperados, resultando em um aumento de entrega ano a ano para todas as três classes de aeronaves: cabine leve, média e grande.
Fonte: Pilatus Aircraft Os embarques do Pilatus PC-24 subiram 22 unidades em 2019, para 40 aeronaves
Em sua última revisão anual da indústria, lançada em 20 de fevereiro, a Associação Geral de Fabricantes de Aviação (GAMA) registra entregas em 2019 de 809 jatos executivos: um aumento de 106 unidades ou 15% em relação ao ano anterior. O valor dos pedidos aumentou de US $ 3 bilhões para US $ 21 bilhões – um aumento de 17%.
A GAMA destaca o setor de jatos leves como o mais forte em desempenho nos 12 meses encerrados em 31 de dezembro de 2019, com um mercado flutuante nos EUA – que responde por cerca de 70% do estoque mundial nesta classe – ajudando a elevar a produção desta categoria de 315 aeronaves em 2018 para 372 no ano passado. Esse aumento foi superior a 18% e marcou o maior registro anual de remessas para esse segmento desde 2009, quando foram entregues 400 unidades.
A Pilatus obteve os maiores ganhos na categoria, com o relatório mostrando que a produção do PC-24 mais que dobrou de 18 unidades em 2018 para 40 no ano passado. A aeronave suíça reabriu o livro de pedidos para as aeronaves de decolagem e pouso curtos em maio de 2019, depois de vender o primeiro lote de 84 aeronaves dentro de 36 horas após o início do compromisso em 2014. A Pilatus diz que transferirá o exemplo final desse pedido. rodada durante o terceiro trimestre – um dos 50 PC-24 planejados para entrega este ano.
O Cirrus teve um bom desempenho em 2019, com uma produção de 81 SF50 Vision Jets – quase 30% a mais do que os 63 exemplares entregues em 2018. O ano passado também marcou a entrada em serviço da versão de segunda geração (G2) do SF50, que deve muito a seu apelo à sua posição única como o único jato monomotor aprovado pela Parte 23 no mercado. A Cirrus – desenvolvedora da família SR de pistões simples – tem pedidos para cerca de 500 SF50 e planeja enviar 100 unidades este ano. A partir do segundo trimestre, incluirão os primeiros G2s equipados com o novo e inovador sistema de segurança de faixa automática da Garmin.
A Cessna continua dominando o setor de jatos leves, com quatro modelos da série Citation contribuindo com 126 entregas no ano passado – mais de um terço da produção do segmento. Isso foi comparado com 121 envios em 2018. Embora a produção para o seu nível de entrada M2 e CJ3 + permanecesse estável, em 34 e 37 unidades respectivamente, os ganhos foram feitos pelo CJ4 e XLS +, reforçando o valor da luz de ponta da Textron Aviation. jatos para o mercado global.
O Phenom 300, produzido pela rival Embraer, manteve o título de jato executivo leve mais entregue pelo sétimo ano consecutivo, embora os embarques do tipo seis passageiros tenham caído duas unidades para 51 aeronaves em 2019, mostra o relatório do GAMA. A Embraer espera aumentar o apelo de seu mais vendido este ano com a introdução no segundo trimestre da versão renovada do atual modelo E aprimorado.
A decisão da aeronave brasileira em 2018 de aumentar a proposta de valor de seu portfólio por meio de uma onda de aprimoramentos de produtos está começando a dar frutos. Após sete anos de queda na produção, as remessas do Phenom 100 permaneceram estáveis em 2019 em 11 unidades, enquanto as remessas do Legacy 450 subiram um exemplo, para 15.
Essa tática também impactou seu Legacy 500 de médio porte, que registrou uma subida de duas unidades no ano passado para 11 aeronaves, segundo o relatório do GAMA. A introdução em 2019 do Praetor 500 de médio e médio porte 600 contribuiu com três e 13 unidades, respectivamente, para a produção de 109 jatos executivos da Embraer em 2019. Descritos pela empresa como “os jatos mais disruptivos e tecnologicamente avançados no segmento de médio porte”, os Praetors já garantiram “vendas saudáveis”, diz ele, incluindo um pedido não revelado, mas considerável, da empresa de propriedade fracionária FlexJet.
Fonte: Embraer O Praetor 600, de tamanho médio, da Embraer fez sua estreia no GAMA, com 13 envios em 2019
Movimento dos Médios
A demanda de Praetors contribuiu para um desempenho geral saudável para o setor de médio porte em 2019. A GAMA registrou entregas de 197 aeronaves – um aumento de 18 unidades em relação ao ano anterior e a maior produção do segmento em 11 anos.
O Citation Latitude da Cessna foi o jato de médio porte mais entregue pelo quarto ano consecutivo – graças em grande parte a um pedido de 2015 da empresa de propriedade fracionária NetJets para 175 exemplos – e o desempenho mais forte da família Citation, que possui sete membros.
A Textron espera que seu novo carro-chefe, o Citation Longitude seja responsável pela maior parte de suas entregas de aviões médios no futuro. O modelo de médio porte entrou em serviço em outubro passado e a GAMA registrou entregas de 13 aeronaves durante o quarto trimestre. Esta saída incluiu o primeiro exemplo para a NetJets.
Os recém chegados jatos de médio porte Citation Longitude e Embraer Praetor 600 estão se aproximando do líder do setor, o Bombardier’s Challenger 350. O jato da Bombardier de médio porte foi o que obteve melhor desempenho pelo sexto ano consecutivo com a produção de 56 aeronaves. Acredita-se que a empresa canadense esteja considerando uma grande reformulação do modelo, para se defender seus novos rivais.
Fonte: Gulfstream A Gulfstream entregou sete G600 super amplos em 2019
A esperança dos Grandes
O foco da Gulfstream continuará por enquanto no topo do mercado de jatos executivos, que teve um 2019 de alta.
Os dados do GAMA mostram entregas que as entregas aumentaram de 31 unidades durante o período do relatório, para 240 aeronaves da categoria de aviões de cabine grande, longo alcance e VIP – a maior produção para o setor desde 2015.
A Gulfstream liderou a classe, registrando entregas de 114 aeronaves, em comparação com 92 em 2018. O G600 de cabine super larga, que entrou em serviço em agosto passado, contribuiu com sete unidades para a contagem de 2019 da Gulfstream, enquanto as entregas do G500, introduzidas no ano anterior, representavam 19 aeronaves – contra 10 em 2018.
Prevê-se que os emtregas aumentem em 2020 para 150 aeronaves, à medida que a produção do G500 e G600 acelera.
A Bombardier também deve aumentar sua produção de jatos executivos de alta tecnologia este ano, apoiada em novos programas de aeronaves. O setor teve um ano modesto em 2019, registrando remessas de 74 Challenger 650ERs e aeronaves da série Global – incluindo o primeiro Global 6500 – contra 65 unidades em 2018. Prevê-se que as entregas do Global 7500 acelere para cerca de 40 aeronaves em 2020.
A produção do Global 6500 também acelerará em 2020, quando entrará em serviço sua versão menor recentemente certificado, o Global 5500. O par foi lançado em maio de 2018 como versões de longo alcance do Global 5000 e 6000, apresentando todos com os novos motores Rolls-Royce Pearl 15, interiores renovados e novas asas projetadas pela Mitsubishi Heavy Industries.
A Dassault espera que seu 6X em cabine super-larga em desenvolvimento, programado para entrar em serviço em 2020, tenha um efeito positivo em sua produção de Falcons, após outro ano fraco. A concorrência acirrada no setor de grandes cabines viu as entregas de seus jatos bimotores e trimotores 2000LXS / S e 900LX, 7X e 8X caírem para 40 aeronaves, em comparação com 41 em 2018.
A Airbus obteve o melhor desempenho de entrega desde 2013, graças à chegada da tão esperada família ACJneo. Seis aeronaves foram entregues no ano passado: quatro ACJ320neos e dois ACJ319neos.
Apesar da demanda frágil e contínua por aviões VIP de mercados tradicionais como Oriente Médio, Rússia e China, as vendas continuam a subir. A carteira de pedidos ACJ da Airbus totaliza 15 ACJ319 / 320neos e quatro ACJ350s widbody.
A Boeing aumentou seu foco no mercado de corredor duplo à medida que a crise em torno do problemático programa 737 Max continua.
A GAMA registra duas entregas para a Boeing em 2019 – ambas BBJ 787-9s. Isso comparado a seis entregas no ano anterior: dois corpos grandes BBJ 777-300ER, e dois BBJs derivados de 737 e seus dois primeiros BBJ 737 Max 8s.
A Boeing diz que o interesse está crescendo em sua família BBJ 777X – lançada em dezembro de 2018 – com um primeiro pedido previsto para este ano.
Texto original: Flight Global