Neiva P-56C Paulistinha PP-HOR
O Neiva P-56C é um avião de treinamento de fabricação Brasileira. Com capacidade para dois acupantes, é utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.
O Neiva P-56C é um avião de treinamento de fabricação Brasileira. Com capacidade para dois acupantes, é utilizado nos aeroclubes e escolas de pilotagem do Brasil.
É uma aeronave de uso civil, particularmente para instrução primária de pilotagem. Suas asas sao feitas de madeira reforçada, possuindo dois pontos de fixação. Sua fuselagem é do tipo treliça reticular de aço soldado e revestido de tela, possuindo tratamento anti-corrosivo à base de cromato de zinco. Seu motor tem 150 HP a 2700 RPM. Possui 4 cilindros opostos horizontalmente, resfriados a ar. Utiliza um carburador e dois magnetos. O sistema de lubrificação é do tipo carter úmido, possuindo uma bomba de engrenagem que, por pressao, conduz o óleo para o motor.
O P-56C é uma aeronave mono-plano de asa alta. A asa, fuselagem e empenagem são revestidos em tela com tratamento anticorrosivo, com sua estrutura em tubos de aço soldados.
A versão de treinamento, sendo esta a mais comum, contém dois assentos em configuração tandem. Atrás do assento traseiro há um compartimento para bagagens, com uma capacidade de no máximo 30 kg. Ambos os ocupantes entram e saem por uma única e larga porta no lado direito da cabine.
Os comandos de voo são duplicados, sendo o manche central, manete de potência, pedais do leme e do freio mecanicamente conectados aos do assento traseiro.
Os comandos de voo primário são atuados por cabos e polias. Os ailerons são fabricados de liga de madeira revestido por tela, enquanto o leme e profundor são feitos de tubos de aço revestidos em tela. O compensador do profundor está localizado no bordo de fuga do mesmo, e é atuado por uma alavanca do lado esquerdo da cabine.
Um motor Lycoming O-320-E2A refrigerado à ar, 150 hp, gira uma hélice metálica passo fixo de duas pás, modelo Sensenich 74-DM6. O sistema de injeção de combustível utiliza um carburador FACET MA 3PA, equipado com aquecimento de carburador. O motor também é equipado dois magnetos Bendix. O lubrificante é armazenado no cárter. O sistema de lubrificação também inclui um radiador de óleo na entrada de ar do motor.
A capacidade de combustível é de 92 litros. O motor pode ser alimentado com Avgas de 80/87, 100LL ou 100/130 octanas. São dois tanques de combustível feitos de alumínio, fixados na parte superior e inferior da cabine. A quantidade de combustível do tanque superior é medida por um mostrador de vidro ao lado esquerdo da cabine e do inferior é feito por uma boia com vareta.
A aeronave possui trem de pouso do tipo convencional. Cada uma das rodas do trem principal é fixada em três pontos: duas juntas articuladas, e um amortecedor. As rodas são feitas de liga de alumínio e magnésio, equipadas com freios independentes atuados hidraulicamentes. A aeronave, entretanto, não possui freio de estacionamento – quando estacionada, deve ser necessariamente calçada. A bequilha é conectada ao leme por duas molas, mas também pode girar livremente quando destravada.
O painel de instrumentos é relativamente simples, sendo o P-56C utilizado para treinamento de voo básico. Os instrumentos de voo são um velocímetro, altímetro, coordenador de curvas (pau e bola). Os instrumentos de motor são um tacômetro, dois instrumentos para pressão e temperatura do óleo. Para navegação, há uma bússola.
Versão de treinamento: Neiva P-56C.
Versão de resgate/utilidade civil: Neiva L-6.
Versão de Reboque de Planador: Neiva P-56R. Versão com um motor mais potente, um Lycoming O-320 de 150 hp. Pode ser utilizado para voos de Reboque de Planador.
Desenvolvido por C4 Marketing