Nevoeiros – o que um piloto precisa saber?

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Olá galera, tudo bem com vocês? Hoje iremos conversar um pouco sobre os nevoeiros, já que o inverno está chegando e com ele o aumento nas ocorrências desse fenômeno que tanto pode prejudicar nossas operações.

O nevoeiro pode ser definido como uma nuvem estratiforme muito próxima à superfície, que acaba reduzindo nossa visibilidade a menos que 1.000 metros.

Formação:

Ocorre quando há resfriamento do ar até que a temperatura do ponto de orvalho seja atingida ou o aumento da temperatura do ponto de orvalho, através do acréscimo de vapor d’água no ar. Além disso, precisamos que a atmosfera esteja estável.

Dissipação:

O nevoeiro se dissipa com o aumento da velocidade do vento ou com o aquecimento da superfície devido a incidência dos raios solares.

Tipos de nevoeiros

Nevoeiro de radiação:

  • Se forma quando a superfície se resfria rapidamente devido à radiação terrestre, igualando a temperatura do ar próximo a superfície com a temperatura do ponto de orvalho
  • Não ocorre sobre o mar
  • Condições
    • Noites de céu claro
    • Umidade elevada
    • Vento calmo

Nevoeiro de advecção:

  • Forma-se pelo resfriamento do ar que se movimenta horizontalmente
  • Classifica-se em:
    • Nevoeiro de vapor
    • Nevoeiro marítimo
    • Nevoeiro de brisa
    • Nevoeiro orográfico ou de encosta

 Nevoeiro de vapor:

  • Ocorre quando o ar frio da superfície da terra, desloca-se sobre uma superfície líquida mais quente
  • O vapor desprendido por esta superfície é condensado quando resfriado
  • Comum sobre rios, lagos e pântanos
  • Ocorre normalmente no outono e inverno

Nevoeiro marítimo:

  • Forma-se sobre o mar quando o ar quente e úmido do continente ou outra superfície líquida se desloca sobre a água muito fria
  • O ar quente e úmido perderá calor por contato, ocorrendo condensação
  • Mais extenso dos nevoeiros
  • Ocorre normalmente na primavera e verão

Nevoeiro de brisa:

  • Forma-se quando o ar quente e úmido dos oceanos se desloca sobre as regiões costeiras mais frias
  • O ar quente e úmido perderá calor e se condensará
  • Ocorre normalmente no inverno

Nevoeiro orográfico ou de encosta

  • O ar deslocando-se ao longo de uma encosta, vai resfriando à medida que vai subindo até atingir a condensação

Nevoeiro frontal:

  • Ocorre quando há o avanço de uma massa de ar quente sobre uma massa de ar frio
  • Surgem pela condensação da umidade evaporada durante a precipitação na massa de ar fria
  • Pré-frontal – quando associado à frente quente
  • Pós-frontal – quando associado à frente fria

Então lembrem-se sempre de ficar atentos com as previsões e probabilidades de formação de nevoeiro para não ficarem em apuros durante o voo.

Abraço e até a próxima

Thiago Bortolotti – Instrutor de voo

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