Muitas pessoas acreditam que concluir um curso de piloto de avião é muito difícil. É comum ouvir pessoas dizerem que para ser piloto é necessário ter talento.
Afinal de contas, é preciso ser extremamente inteligente para se tornar um piloto, para entender todos os controles e comandos. Definitivamente, um curso de piloto não é paraqualquer um. Mas será que é assim mesmo?
A verdade é que esse pensamento não representa completamente a realidade da profissão, pois existem muitos fatores além do talento. Ainda assim, um curso de piloto de avião pode não ser realmente para qualquer um…
O que é preciso para fazer o curso?
Pode parecer estranho para a maioria de nós, porém, 95% da profissão de piloto de avião envolve prática e dedicação. Só isso. Os outros 5% poderiam ser atribuídos ao talento, mas apenas talento não faz um bom piloto.
Ser um bom piloto e trabalhar em uma boa companhia aérea exige muita prática, no solo ou não, além de muitas horas de dedicação ao trabalho. E verdade seja dita, nem todos tem o pique necessário para enfrentar a rotina puxada de um piloto de avião.
Porém, aqueles que tem determinação suficiente para encarar um curso de piloto, que dura no máximo 2 anos, terão a oportunidade de se desenvolver em uma profissão encantadora!
E o que, afinal de contas, envolve um curso de piloto de avião?
Os pré-requisitos básicos
Primeiramente, um dos pré-requisitos básicos para ingressar em um curso de piloto é ter o Ensino Médio completo, o que por si só já representa uma facilidade. Apesar de não ser uma exigência, aqueles que têm Ensino Superior tem uma facilidade mais à frente, pois precisam de menos horas/voo para obter a licença para piloto de companhia aérea (clique aqui).
De maneira resumida, esses são os requisitos necessários para formar-se tanto como piloto privado de avião (PPA), quanto como piloto privado de Helicóptero (PPH):
- Obter o CMA (Certificado Médico Aeronáutico)
- Concluir curso teórico
- Realizar a prova teórica junto à ANAC
- Fazer curso prático
- Obter o CCT (Certificado de Capacidade Técnica) junto à ANAC
O CMA é obtido por meio de uma série de exames médicos realizados junto a hospitais credenciados pela ANAC.
Outro ponto importante é que tanto o curso teórico quanto o curso prático podem ser realizados em escolas, aeroclubes e/ou universidades. E sobre as aulas práticas, é importante lembrar que são necessárias 40 horas de voo, sendo 3 delas em voo noturno.
Mas, caso você queira seguir na profissão de piloto comercial existe outra etapa pela frente: você deve conseguir mais 110 horas de voo. Após completar esse tempo, o aluno precisará passar por um check-out, onde terá suas habilidades comprovadas por um checador homologado pela ANAC.
Além de todas essas etapas, existem muitos outros cursos especializantes que podem capacitar ainda mais um piloto. Isso possibilitará que muitas outras poTudo vai depender basicamente da sua dedicação e determinação!
Conhece outros fatores importantes na formação de um piloto? Deixe um comentário aqui embaixo!