Órbitas em Voo IFR

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É uma manobra pré-determinada para manter a aeronave dentro de um espaço aéreo específico. Pode ser determinada por inúmeras razões, como por exemplo, o congestionamento de tráfego aéreo, interdição de pista, condições meteorológicas, etc. Pode ser executada sobre qualquer posição geográfica ou auxílio rádio. É um conjunto de trajetórias de 4 segmentos (a partir do bloqueio).

 

A órbita começa após o bloqueio da estação com a sequência das seguintes pernas:

1° Curva de Afastamento: ao definir bem o bloqueio da estação, inicie a curva padrão de 1 minuto até a próxima perna.

2° Perna de Afastamento: ao manter a proa da Perna de Afastamento, aguardamos o través da estação para iniciar a contagem no cronômetro, voando por cerca de 1 minuto.

3° Curva de Aproximação: no término de 1 minuto do cronômetro, iniciar a curva padrão de 1 minuto até a proa da próxima perna.

4° Perna de Aproximação: ao ingressar na proa da perna de aproximação, iniciar a contagem do tempo até 1 minuto, a fim de identificar se a aeronave já está próxima ao bloqueio.

Abaixo de 14.000 pés MSL as órbitas nada mais são do que duas curvas (com razão de giro padrão de 3 graus/segundo) de 180 graus separadas por um segmento reto (perna) de duração de 1 minuto, fazendo com a órbita tenha uma duração de aproximadamente 4 minutos. Acima de 14.000 pés MSL as retas são voadas por 1 minuto e 30 segundo, fazendo com que a órbita dure aproximadamente, 5 minutos.

Em determinadas ocasiões do voo o controlador questionará: Qual é a sua posição na órbita neste momento e quantos minutos para o rebloqueio? Você deverá informar em que perna da órbita você se encontra e quantos minutos restam para o rebloqueio.

Existem dois tipos de órbitas: A Padrão (com curva a direita) e a Órbita Não Padrão (com curva a esquerda).

Entradas em Órbita

Existem 3 formas de entradas em órbita; Direta, Deslocada e Paralela. Elas foram criadas para que o piloto possa entrar em órbita, independentemente de onde estiver se aproximando, efetuando um mínimo de manobras. O tipo de entrada irá depender do setor de aproximação e do tipo de órbita esperada (padrão ou não padrão). Mas isso deixaremos para a próxima semana!

 

Autor: Claudia Thofern- Instrutora de Voo

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