Piper Seneca I PA-34 PT-JRA
O Piper Seneca (conhecido também como Piper PA-34) foi desenvolvido como um derivado bimotor do monomotor Piper Cherokee Six
O Piper Seneca (conhecido também como Piper PA-34) foi desenvolvido como um derivado bimotor do monomotor Piper Cherokee Six, conhecido atualmente como Piper 6X. O protótipo foi um Cherokee Six que teve seus motores montados na asa. O protótipo voou como uma aeronave de três motores nos estágios iniciais do programa de testes.
O Piper PA-34-200 Seneca I foi certificado em 7 de maio de 1971 e introduzido no final do mesmo ano como modelo 1972, esta versão é alimentada por dois motores Lycoming IO-360-C1E6. O motor do lado direito é um Lycoming LIO-360-C1E6 variante do motor IO-360-C1E6, o “L” na sua designação indica que o virabrequim gira na direção oposta, dando ao Seneca I motores contra-rotativos. O motor contra-rotativo elimina as limitações de motor crítico e torna a aeronave mais controlável em caso de desligamento ou falha de qualquer motor.
O Seneca I mais antigo tem peso máximo de decolagem de 1.814 kg (aprox. 4.000 libras), enquanto as unidades produzidas posteriormente tinham seu peso máximo de decolagem aumentado para 1.905 kg (aprox. 4.200 libras).
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