São dispositivos utilizados para monitorar determinados parâmetros ou acontecimentos no decorrer do voo.
Quanto a apresentação podem ser:
Analógicos
Seu mostrador é graduado com uma escala linear ou logarítmica sobre o qual são marcados limites operacionais coloridos.
Digitais
Equipa a maior parte das aeronaves modernas, os parâmetros são mostrados em telas dispostas no cockpit
As limitações operacionais de cada instrumento seguem um padrão adotado também chamada de arcos onde cada cor irá representar um tipo de operação.
1 – Verde: faixa normal de funcionamento
2 – Amarelo: operação com cautela, deve-se ficar alerta para o que pode estar ocorrendo com a aeronave
3 – Vermelho: arco onde o limite operacional foi excedido podendo causar danos ao motor ou suas partes.
Na imagem abaixo vemos dois exemplos de instrumentos e suas faixas operacionais, na imagem da esquerda vemos um velocímetro e no da direita um tacômetro.
Na imagem abaixo vemos um exemplo de instrumentos digitais com suas respectivas faixas operacionais
Quanto a utilização podemos dividir os instrumentos em:
Instrumentos de Vôo
Grupo de instrumentos utilizados para indicar as variáveis que afetam o vôo de uma aeronave. Como exemplos podemos citar:
- Altímetro
- Velocímetro
- Climb (variômetro)
- Horizonte Artificial
- Indicador de curva (Turn and Bank)
- Inclinômetro
Instrumentos de Navegação
Grupo de instrumentos destinados a orientar o vôo da aeronave numa determinada trajetória. Tendo como exemplo:
- Bússula;
- Giro direcional;
- Cronômetro;
- Termômetro de ar externo;
- ADF;
- VOR;
- HSI.
Instrumentos de Célula
Grupo de instrumentos destinados a monitorar o funcionamento dos sistemas da aeronave. Seguem alguns:
- Liquidrômetro;
- Indicadores de pressão do sistema hidráulico;
- Indicadores de pressão do sistema pneumático;
- Indicadores de posição de trem de pouso;
- Indicadores de posição de flap;
- Voltímetro;
- Amperímetro;
- Horímetro;
- Manômetro de sucção.
Gustavo Henrique Jansen
Instrutos de Voo