Como parte da formação do piloto, o simulador de voo é considerado um dos melhores meios no processo de ensino e aprendizagem. O treinamento no simulador de voo traz um benefício incomparável, cujos objetivos são reduzir o custo da hora de voo, estimular a percepção do voo ao aluno, executar treinamento de manobras arriscadas, obter maior conhecimento da performance aeronave e criar um ambiente seguro para o treinamento sob diversas condições atmosféricas adversas e falhas operacionais.
O Aeroclube de Santa Catarina (ASC) possui um simulador REDBIRD FMX Full Motion, o qual permite ao aluno vivenciar uma simulação extremamente realista do voo através da adequação de diversos cenários para as diferentes missões a serem cumpridas no decorrer do curso. Além disso, o simulador permite ao instrutor comunicar-se com o aluno, controlar as manobras, monitorar os instrumentos e simular diferentes situações. Na parte prática do curso IFR, das 40 horas necessárias para formação, 25 horas são realizadas no simulador do ASC, as quais abatem 20 horas de voo real. Nesta etapa, o aluno tem a sua disposição um programa completo de treinamento de voo por instrumentos que oferece toda base e preparo para o voo real com padronização e segurança operacional.
Nas informações subsequentes, postaremos várias partes do treinamento realizado em voo simulado do Aeroclube de Santa Catarina.
Até breve!
Claudia
Instrutora de Voo