O sistema de instrumentos Pitot estático utiliza o princípio do gradiente de pressão. Ele funciona ao medir a pressão, ou a diferença de pressão, utilizando estes valores para medir a velocidade e altitude. Estas pressões podem ser medidas tanto de uma tomada estática (pressão estática) como de um tubo de Pitot (pressão de Pitot). A pressão estática é utilizada em todas as medidas, enquanto que a pressão de Pitot é usada apenas para determinar a velocidade.
O Pitot Estático nada mais é do que uma entrada de pressão estática e impacto. Fica normalmente localizada na asa ou no nariz da aeronave, sempre exposta ao vento relativo. Ele alimenta os seguintes instrumentos: Velocímetro, Altímetro e Climb.
Panes do Sistema de Pitot-estático
É muito possível acontecer o bloqueio das entradas de ar no TUBO DE PITOT, na TOMADA ESTÀTICA ou em ambos os casos. Isso ocorre devido seguintes fatores: umidade, formação de gelo, poeira ou até mesmo insetos.
- Erro de Indicação nos Instrumentos
Podem ocorrer três tipos de bloqueio:
1° CASO: Ocorre bloqueio na entrada de ar por impacto do TUBO de PITOT, o furo de dreno permanece aberto e a tomada estática aberta.
Sintoma: A velocidade cai para ZERO no indicador.
2° CASO: Ocorre bloqueio na entrada de ar por impacto do TUBO de PITOT, o furo de dreno também se encontra bloqueado e tomada estática mantém-se aberta.
Sintoma: Quando em nível de voo, permanece a indicação de velocidade do início do entupimento e mesmo se variar a potência, não haverá mudança na indicação de velocidade.
Caso o piloto colocar a aeronave em subida, o velocímetro indicará aumento de velocidade e em descida o velocímetro indicará diminuição de velocidade. Ou seja, passa a trabalhar como se fosse um altímetro, passando a indicar o funcionamento oposto ao de velocímetro e este tipo de falha poderá ser muito perigosa para o voo.
3° CASO: Bloqueio na entrada da TOMADA ESTÁTICA.
Sintoma: O velocímetro continuará funcionando, porém sem a indicação correta. O CLIMB deixará de funcionar, indicando sempre ZERO e o ALTÍMETRO irá se manter na altitude onde ocorreu o bloqueio.
Neste tipo de ocorrência ainda é possível utilizar a fonte alternada de pressão estática, caso a aeronave possua este dispositivo.
- Segurança de voo
Durante a inspeção pré-voo é importante verificar se não há bloqueio no TUBO DE PITOT e na TOMADA ESTÁTICA. O tubo de Pitot é suscetível a ficar bloqueado por gelo, água, insetos ou outros objetos.Deve-se também verificar se foi removida a capa do tubo de Pitot e ter certeza (em solo) de que o aquecimento está funcionando. Em voo, quando ocorrer muita umidade visível ou formação de gelo, será necessário ligar o mesmo para não sejam perdidas as informações dos instrumentos que se utilizam desta alimentação. Um tubo de Pitot aquecido é requerido em todas as aeronaves que possam voar em IFR, exceto aeronaves certificadas como experimentais.
Desejo bons voos a todos!!
Claudia
INVA ASC