Turbulência

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Olá pessoal, vamos discutir hoje mais um assunto sobre meteorologia aeronáutica.

Causas

As turbulências nada mais são do que correntes ascendentes e descendentes que perturbam o fluxo normal (horizontal) do ar. Elas são divididas em 2 tipos de causas:

  • Causas visíveis (nuvens, microburst)
    • Causas invisíveis (turbulência de céu claro, térmicas, esteira de turbulência)

Os tipos de turbulência as quais estamos sujeitos durante um voo são:

  • Turbulência térmica (correntes convectivas)
    • Turbulência mecânica
    • Turbulência orográfica
    • Turbulência em nuvens
    • Turbulência de céu claro (CAT)
    • Windshear
    • Esteira de turbulência

Turbulência térmica

Pode também ser denominada de turbulência convectiva, é causada pelas variações térmicas verticais da atmosfera, quando a variação de uma massa de ar que sobe é superior a 1°C/100 metros. Estando associada às variações térmicas, pode-se concluir que quanto mais quente estiver a superfície, mais intensa será a turbulência (verão, a tarde, sobre o continente).

Quando associadas a uma alta umidade, essas correntes ascendentes auxiliarão na formação de nuvens cumulus (indicação para o piloto de turbulência convectiva).

Turbulência mecânica

É a turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a um obstáculo (árvores, terrenos irregulares e construções). A intensidade irá variar de acordo com as características das obstruções e a velocidade/direção do vento.

Ocorre em baixas altitudes e afeta principalmente o pouso e a decolagem.

Turbulência orográfica

Também conhecida como ondas de montanha, é um tipo de turbulência mecânica formada quando o fluxo de ar estável a barlavento (subindo a montanha) passa por uma barreia orográfica (montanha) e torna-se extremamente turbulento a sotavento (descendo a montanha) da montanha.

Turbulência de céu claro (CAT)

Não pode ser visualizada e raramente é detectada pelo radar meteorológico da aeronave. Geralmente associada as correntes de jato. No inverno e sobre os continentes, a corrente de jato é mais intensa e como consequência a probabilidade de ocorrência de CAT será sempre mais comum e severa

Windshear

É a mudança repentina e drástica na velocidade e/ou direção do vento em um curto espaço de tempo

Pode ocorrer em qualquer altitude, porém é especialmente perigosa quando ocorre em baixas altitudes, devido à proximidade da aeronave

Pode resultar na variação do vento em até 180° e variação na velocidade do vento superior a 50kt

Microburst

Violentas correntes descendentes e divergentes de ar próximas à superfície. É criado a partir de nuvens com grande desenvolvimento vertical (CB e TCU).

Próximo ao solo torna o controle da aeronave muito difícil, visto que a aeronave poderá ser literalmente “jogada” contra o terreno

Esteira de turbulência

Arrasto induzido gerado pela movimentação dos filetes de ar no intradorso e no extradorso da asa. É mais intensa durante as decolagens e os pousos

Então esses foram os principais tipos de turbulência ao qual nós, aviadores, estamos sujeitos a encontrar em voo. Um abraço e até a próxima.

Thiago Bortolotti – Instrutor de voo

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