Olá pessoal, vamos discutir hoje mais um assunto sobre meteorologia aeronáutica.
Causas
As turbulências nada mais são do que correntes ascendentes e descendentes que perturbam o fluxo normal (horizontal) do ar. Elas são divididas em 2 tipos de causas:
- Causas visíveis (nuvens, microburst)
- Causas invisíveis (turbulência de céu claro, térmicas, esteira de turbulência)
Os tipos de turbulência as quais estamos sujeitos durante um voo são:
- Turbulência térmica (correntes convectivas)
- Turbulência mecânica
- Turbulência orográfica
- Turbulência em nuvens
- Turbulência de céu claro (CAT)
- Windshear
- Esteira de turbulência
Turbulência térmica
Pode também ser denominada de turbulência convectiva, é causada pelas variações térmicas verticais da atmosfera, quando a variação de uma massa de ar que sobe é superior a 1°C/100 metros. Estando associada às variações térmicas, pode-se concluir que quanto mais quente estiver a superfície, mais intensa será a turbulência (verão, a tarde, sobre o continente).
Quando associadas a uma alta umidade, essas correntes ascendentes auxiliarão na formação de nuvens cumulus (indicação para o piloto de turbulência convectiva).
Turbulência mecânica
É a turbulência provocada pelo ar que sopra perpendicularmente a um obstáculo (árvores, terrenos irregulares e construções). A intensidade irá variar de acordo com as características das obstruções e a velocidade/direção do vento.
Ocorre em baixas altitudes e afeta principalmente o pouso e a decolagem.
Turbulência orográfica
Também conhecida como ondas de montanha, é um tipo de turbulência mecânica formada quando o fluxo de ar estável a barlavento (subindo a montanha) passa por uma barreia orográfica (montanha) e torna-se extremamente turbulento a sotavento (descendo a montanha) da montanha.
Turbulência de céu claro (CAT)
Não pode ser visualizada e raramente é detectada pelo radar meteorológico da aeronave. Geralmente associada as correntes de jato. No inverno e sobre os continentes, a corrente de jato é mais intensa e como consequência a probabilidade de ocorrência de CAT será sempre mais comum e severa
Windshear
É a mudança repentina e drástica na velocidade e/ou direção do vento em um curto espaço de tempo
Pode ocorrer em qualquer altitude, porém é especialmente perigosa quando ocorre em baixas altitudes, devido à proximidade da aeronave
Pode resultar na variação do vento em até 180° e variação na velocidade do vento superior a 50kt
Microburst
Violentas correntes descendentes e divergentes de ar próximas à superfície. É criado a partir de nuvens com grande desenvolvimento vertical (CB e TCU).
Próximo ao solo torna o controle da aeronave muito difícil, visto que a aeronave poderá ser literalmente “jogada” contra o terreno
Esteira de turbulência
Arrasto induzido gerado pela movimentação dos filetes de ar no intradorso e no extradorso da asa. É mais intensa durante as decolagens e os pousos
Então esses foram os principais tipos de turbulência ao qual nós, aviadores, estamos sujeitos a encontrar em voo. Um abraço e até a próxima.
Thiago Bortolotti – Instrutor de voo