É um procedimento que permite ao piloto o ingresso em órbita independentemente do setor que estiver se aproximando, efetuando o mínimo de manobras. O tipo de entrada dependerá do setor de aproximação e do tipo de órbita (padrão ou não padrão). Podemos realizar 3 tipos de entrada em órbita: Paralela, Deslocada ou Direta.
O primeiro passo é verificar se a órbita é padrão ou não padrão. Abaixo teremos uma órbita padrão e para definir os setores será necessário realizar um traçado prolongando a Perna de Aproximação (após o bloqueio).
A partir da primeira reta traçada abrir 110° à direita e prolongar outra reta até o fixo e após continuar para fora da órbita. O ângulo formado abaixo do 110° será de 070°. O lado oposto restante será de 180°.
As aeronaves que se aproximarem dentro do ângulo de 110° realizaram uma entrada paralela, já as que entrarem pelo ângulo de 070° realizaram uma entrada deslocada e as que ingressarem pelo ângulo de 180° realizaram uma entrada direta.
Como realizar as entradas na órbita? Inicialmente identificar na carta de aproximação o tipo de órbita (padrão ou não padrão) para definição dos três setores. Após verificar o rumo de aproximação, determinar a posição da aeronave em relação ao bloqueio, identificar o tipo de entrada e definir para onde ela deverá ir após o mesmo.
Teremos as 3 possibilidades:
Entrada Paralela (Setor I): Após a passagem pelo fixo, a aeronave deve voar no rumo recíproco da perna de aproximação por 1 minuto, voando paralelamente à perna de afastamento da órbita. Após 1 minuto, o piloto deve curvar para cima da órbita, para retornar à perna de aproximação ou aproar o fixo.
Entrada Deslocada (Setor II): Após a passagem da aeronave pelo fixo, o piloto voa 30º em relação ao curso da perna de aproximação por 1 minuto. Logo após será realizada uma curva para interceptar o curso da perna de aproximação e novamente interceptar o fixo balizador.
Entrada Direta (Setor III): É a mais simples das entradas em órbita. Consiste em bloquear o fixo balizador e efetuar uma curva para a proa de afastamento. Na perna de afastamento aguardar o través da estação e marcar 1 minuto no cronômetro. Após 1 minuto fazer uma curva padrão para a direita e ingressar na perna de aproximação, voando até o bloqueio.
Um abraço e bons voos!
Claudia Thofehrn
INVA ASC