O VOR é um sistema de navegação que opera em alta frequência, cuja sigla do inglês é very high frequency omnidirectional radio range. Utiliza as frequências de 108 a 117,9 Mhz. Uma estação terrestre VOR emite um sinal rádio VHF composto, incluindo o identificador da estação em código MORSE e informação de voz. Este sinal permite ao equipamento VOR embarcado determinar a radial em que aeronave se encontra relativamente à estação. O VOR também sofre o efeito do cone de silêncio, onde o CDI fica instável ao bloquear a estação (cruzar a vertical da estação). Devemos considerar o bloqueio da estação quando o equipamento confirmar a indicação FROM. É mais eficiente que o NDB, principalmente em maiores altitudes. Pode ser associado a outros equipamentos, o DME – Distance Measuring Equipament, o qual marca a distância para o auxílio quando é sintonizado em conjunto e na frequência do referido VOR.
O equipamento no solo de transmissão do VOR emite linhas de posição que são radiais e, convencionado em número de 360 radiais. As 360 radiais devem ser visualizadas como se fossem parte de uma “roda de bicicleta”, onde o centro é o transmissor e os raios são as 360 radiais que partem do centro para a fora. A leitura é em relação ao norte magnético.
Símbolo do VOR encontrado nas cartas de navegação e procedimentos com DME:
Símbolo do VOR encontrado nas cartas de navegação e procedimentos com DME:
VOR: VOANDO EM CURSO E RADIAL
Quando o CDI estiver centrado com indicação TO e a proa magnética for a mesma do curso, significa que estamos voando em direção ao auxílio.
Siga a dica: Sempre que o triângulo da função TO estiver apontando para cima, o curso é lido no topo do VOR e a radial na base. E quando o triângulo estiver apontando para baixo, o curso está na base do VOR e a radial vai estar no topo. Observe que na figura abaixo a aeronave está se aproximando da estação e o triângulo está apontado para cima, portanto estamos voando no curso 360° e a base (180°) correspondente a radial.
Nesta segunda figura, a aeronave está se afastando, repare no VOR que o CDI está centrado e o triângulo está apontado para baixo. Devemos ler a radial na parte superior do VOR (que é de 180°) que é igual a proa magnética (também de 180°). Então estamos voando em uma radial na função FROM, afastando-se do auxílio.
Uma dica importante é que sempre devemos ler a radial na base do triângulo e o curso no ápice do mesmo.
Assim como o NDB, o VOR está sendo gradualmente retirado de uso, devido a adoção da navegação baseada em GPS (Global Positioning System). Mas isso veremos mais adiante. Na próxima semana, veremos como executar mudanças de radiais.
Um abraço,
Claudia
INVA ASC