ADF

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O ADF (Automatic Directional Finder) é um instrumento de navegação por instrumentos que capta ondas de rádio de uma estação NDB (Non Directional Beacon) ou de uma antena de rádio AM (Broadcast) e determina, através de um ponteiro, a direção da referida estação à aeronave. 

A denominação “não direcional” decorre do fato de o NDB emitir sinais de rádio em todas as direções (transmissão “circular” ou “em 360 graus”), classificando o NDB como um tipo de “radiofarol circular”.

O formato mais comum dos sinais radiogoniométricos consiste na emissão de uma onda contendo sinais radiotelegráficos (em geral código Morse), codificando grupos de letras que compõem o prefixo designador de um local ou estação. O sinal dos NDB é captado e decodificado por um radiogoniômetro (“radiobússola”) conhecido como ADF (do inglês Automatic Direction Finder, ou seja; “Detector Automático de Direção” ou “Determinador Automático de Direção”).

O ADF utiliza as seguintes gamas de frequências:

  • LF (low frequency) 30Hz a 300Hz
  • MF (medium frequency) 300Hz a 3000Hz

            Uma limitação tecnológica do NDB está relacionada às interferências que o seu sinal radioelétrico pode sofrer pelo efeito noturno, pelas diferenças de relevo ou pelas condições atmosféricas e marítimas, que podem atenuar ou desviar seus sinais e, com isto, fazer com que a localização do NDB seja informada incorretamente nos rádio-receptores. As estações de rádio que transmitem estas frequências são chamadas de NDB e Broadcast. Os NDBs são estações de rádio feitas para a utilização da navegação aeronáutica, transmitindo um código Morse para ajudar na identificação da estação durante a navegação IFR. É mandatória a identificação dos auxílios rádio para segurança operacional.

   Símbolo do NDB encontrado nas cartas de navegação e procedimento.

As Broadcast são emissoras de rádio de determinadas regiões ou cidades. Sintonizando, é possível escutar a programação local, não são muito utilizadas para a navegação IFR mas em caso de emergência é possível se orientar através das mesmas.

Dentro da aeronave temos o ADF, receptor capaz de receber esta gama de frequência e apontar uma agulha para a estação, informando a MARCAÇÃO RELATIVA.

Foto do ADF integrado com relógio
Foto do ADF sem relógio integrado, o relógio fica localizado no painel da aeronave
Relógio do ADF do painel da aeronave

O NDB foi o primeiro dispositivo de rádio-orientação a surgir na aviação, aproximadamente em 1923. É ainda considerado um auxílio-rádio à navegação aérea e um dos precursores da navegação IFR (voo por instrumentos), apesar do aparecimento dos equipamentos de navegação eletrônica.

Um ADF pode ser de limbo móvel ou de limbo fixo (foto abaixo).

            Por não ser totalmente preciso, é um instrumento que já está se tornando obsoleto na navegação aérea, havendo já um plano de desativação de estações. Entretanto, apesar do método RNAV ser o mais empregado atualmente, o procedimento NDB ainda é utilizado em diversos locais e seu uso deve fazer parte do treinamento IFR (voo por instrumentos).

Bons voos à todos!

Claudia – INVA ASC

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Radiofarol_n%C3%A3o_direcional

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