1° Situação: Quando não há condição de vento, a órbita será de 1 minuto, para a perna de afastamento e 1 minuto para a perna de aproximação.
2° Situação: Vento de cauda na perna de afastamento.
Voar por 45 segundos na perna de afastamento, já na perna de aproximação manter o padrão de 1 minuto. Esta correção deverá ser feita pois, caso contrário, a distância percorrida na perna de afastamento irá afetar muito o tempo da perna de aproximação, a qual o piloto deve manter a mais próximo de 1 minuto.
O cálculo é baseia-se no seguinte parâmetro: cada nó de vento equivale a 1 segundo se redução. Como estamos com vento de cauda e intensidade de 15 nós, reduzimos 15 segundos de voo da contagem padrão de 1 minuto, passando a voar 45 segundos.
3° Situação: Vento de Proa na perna de afastamento.
Voar por 1 minuto e 15 segundos na perna de afastamento e na perna de aproximação manter o padrão de 1 minuto. Como temos vento de 15 nós de proa, somamos 15 segundos, totalizando 1 minuto e 15 segundos de voo na perna de afastamento.
4° Situação: Vento de 15Kt soprando da perna de afastamento para a perna de aproximação.
Ao perceber a correção de deriva à medida que se aproxima do bloqueio ou quando na perna de aproximação, o piloto deverá realizar a seguinte conta: na perna de aproximação é observada uma correção de deriva de 5°; multiplique 5° x 3 = 15° e aplique na perna de afastamento; como o vento está soprando da esquerda, subtraia estes 15° do rumo daquela perna (090° – 015° = 075°) que será a proa mantida para compensar o vento.
5° Situação: Vento de 15Kt soprando da perna de aproximação para a perna de afastamento.
Ao perceber a correção de deriva e, à medida que a aeronave se aproxima do bloqueio ou já está na perna de aproximação, faça a seguinte conta: se a correção observada na perna de aproximação foi de 5°; multiplique 5° x 2 = 10° e aplique na perna de afastamento; como o vento está soprando da direita some os 10° aquele rumo (90° + 10° = 100°), que será a proa mantida para compensar o vento.
Desejamos à todos bons voos e até a próxima!
Claudia INVA ASC