Navegação Aérea / Os tipos de navegação

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

A navegação aérea consiste em deslocar uma aeronave de um ponto A ao ponto B em segurança e que se utiliza de algumas técnicas para se localizar e manter a rota pretendida.

1- A primeira e mais antiga forma de navegar é por “Contato Visual” no solo utilizando-se de pontos conhecidos como rodovias, cidades, rios dentre outras referências capazes de serem observadas em voo. Utilizado em aeronaves de pequeno porte e baixas velocidades que voam a baixas altitudes e assim podendo manter contato visual com o solo.

2-Temos a “Navegação Estimada” que se une a navegação por contato, e agora, com auxílio de uma bússola, velocímetro e um relógio. Isso permite o piloto, planejar e efetuar cálculos para rota tendo auxílio de uma carta WAC (World Aeronautical Chart) ­­– carta específica para navegação aérea visual – criando pontos na rota e calculando o tempo de voo bem como rumos a manter. Desta forma, o navegador poderá monitorar seu voo e saber como exemplo, se está recebendo um vento de proa, calda ou través que poderá atrasar ou adiantar sua chegada ao destino pretendido, cálculo de combustível necessário etc, o que permite melhor planejamento antes e durante a navegação.

Adesivo Velocímetro
Velocímetro  
Mecânicos de Plantão – AFERIÇÃO DE BÚSSOLA
Bússola
Carta de Voo WAC

3-A navegação “Eletrônica” utilizada em aeronaves mais modernas, de alta performance e que voam em altitudes maiores, utiliza-se de equipamentos eletrônicos que são capazes de determinar o posicionamento da aeronave de forma rápida e precisa.

4-Temos as mais conhecidas e utilizadas durante o treinamento de Piloto Comercial, a “Radio Navegação”. São equipamentos instalados na aeronave (ADF e VOR), que captam ondas de rádios emitidas por estações em terra encontradas em aeroportos ou em pontos específicos no solo e interpretadas nos instrumentos, e que o piloto consegue determinar a posição da aeronave em relação a estação assim permitindo um voo sem contato visual com o solo.

Radio Navigation – Automatic Direction Finder (ADF) and Radio ...
ADF
VHF omnidirectional range - Wikipedia
VOR

5-A “Navegação Celestial”, uma das mais antigas formas de navegar, e a maneira de se localizar pelo sol, lua ou um outro corpo celestial, como referência para determinar a sua posição. O equipamento utilizado para definir a posição recebe o nome de Sextante.

6-Por último e mais utilizado em aeronaves de pequeno e grande porte, temos a “Navegação por Satélite” que tem o GPS (Global Positioning System) como ferramenta em voo. Existe uma constelação de 24 satélites em órbita da terra que através de sinais receptores, permite determinar a posição geográfica da aeronave durante todo o voo bem como diversas outras informações hoje incorporadas ao equipamento como procedimentos para navegação por instrumento etc.

Robson Machado: Programação Java, Hardware e Aviação Virtual, com ...

Mais posts para você

Ventos – 3

Hoje iremos terminar nosso assunto sobre ventos. Iremos falar sobre a circulação secundária da atmosfera. As circulações secundárias podem variar da circulação

BLOQUEIO DA ESTAÇÃO NDB

A identificação dos rádios-faróis é fornecida por um sinal audível em código Morse, irradiadas periodicamente a pequenos intervalos. A frequência deve ser

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como posso te ajudar?