Continuando a falar sobre o sistema de lubrificação hoje iremos abordar sobre os tipos de lubrificação existentes em aeronaves com motores convencionais.
Existem 3 tipos de lubrificação empregadas nos motores a pistão:
LUBRIFICAÇÃO POR PRESSÃO
Nesse sistema, o óleo lubrificante é impulsionado sob pressão para as diversas partes do motor, através de uma bomba de óleo, este tipo de lubrificação é utilizado em motores com cárter seco. No exemplo abaixo, o óleo entra por um orifício no mancal e atravessa canais dentro do eixo de manivelas e da biela, chegando ao pino do pistão e, finalmente, extravasa pelos lados do pino e lubrifica as paredes do cilindro. Todas as partes do motor no trajeto do óleo são lubrificadas. Este é um sistema eficiente, porém demasiadamente complexo.
LUBRIFICAÇÃO POR SALPICO
Neste sistema de lubrificação, o óleo é espalhado dentro do motor pelo movimento das peças, este sistema é utilizado em motores com cárter úmido. Na figura abaixo, por exemplo, a cabeça da biela choca-se com o óleo no fundo do cárter, arremessando-o para todos os lados e lubrificando
as peças internas do motor.
A vantagens da lubrificação por salpique é a simplicidade. Em muitos motores, porém, existem peças de difícil acesso que só podem ser lubrificadas por um sistema mais complexo.
LUBRIFICAÇÃO MISTA
O sistema de lubrificação mista ou híbrido é o mais empregado. Ele lubrifica algumas partes por salpico, como: as bielas, cilindros e pinos de pistões e outras por pressão, como: eixo de manivelas, eixo de comando de válvulas, balancins dentre outras peças.
Autor: Gustavo Henrique Jansen