O vento nada mais é do que o movimento horizontal de ar provocado por uma diferença de pressão entre dois pontos.
Na aviação ele é de grande importância para muitas situações, como:
- Determinação da pista em uso
- Intensidade do vento podendo comprometer a operação (quando passar do limite da aeronave)
- Desvio em rota e alteração velocidade de voo em rota, podendo afetar a autonomia da aeronave
- Realização de manobras para treinamento dos pilotos
Os ventos são afetados por algumas forças que são capazes de alterar a sua direção e velocidade, como por exemplo:
- Força do gradiente de pressão
- Força de Coriolis
- Força de atrito
- Força centrífuga
Força do gradiente de pressão
A diferença de pressão ocasionada principalmente pela diferença de temperatura acaba dando origem a movimentação do ar. A força resultante da diferença de pressão é denominada gradiente de pressão.
Esse deslocamento ocorre sempre no sentido da alta pressão para a baixa pressão.
Quanto maior a diferença de pressão, mais forte são os ventos.


Força de Coriolis
É a força que desvia o vento devido ao movimento de rotação da terra. Ela atua apenas na massa de ar em movimento e quanto maior a velocidade de deslocamento da massa de ar, maior será o efeito da força de Coriolis.
Quanto maior a latitude (próximo aos polos) maior é o efeito da força de Coriolis, sendo praticamente nula no Equador e máxima nos polos. No hemisfério norte esta força desvia a massa de ar para a direita enquanto que no hemisfério sul esta força desvia a massa de ar para a esquerda.
Força de atrito
O vento que flui próximo à superfície da terra, sofre influência direta desta superfície, modificando tanto a direção como a velocidade. Essa força tem efeito até uma altura de 2.000 ft (cerca de 600 m) acima da superfície.
Força centrífuga
Força que atua para fora do centro de um sistema de pressão quando a isóbara é curva. Se opõe a força centrípeta.
Gradiente de pressão | Coriolis | Centrífuga | Atrito | |
Barostrófico | X.X.X.X.X | |||
Geostrófico | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | ||
Gradiente | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | |
Ciclostrófico | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | ||
Superfície | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X | X.X.X.X.X |
RESUMO
Thiago Bortolotti – Instrutor de voo