SISTEMA DE COMBUSTÍVEL

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O sistema de combustível tem a finalidade de armazenar o combustível e fornecê-lo ao motor. Os dois sistemas mais utilizados são: alimentação por gravidade e alimentação por pressão.


ALIMENTAÇÃO POR GRAVIDADE

Neste sistema, os tanques estão localizados em posições elevadas e o combustível escoa por gravidade até o motor, logicamente esse sistema de alimentação é utilizado em aeronaves de asa alta. Os tanques possuem um respiro de ventilação para que o a pressão do tanque possa ser equalizada com a pressão atmosférica. O piloto pode escolher os tanques a serem usados (superior, inferior ou ambos), através da válvula de corte e seletora, a qual serve ainda para cortar o fluxo de combustível ao motor.



ALIMENTAÇÃO POR PRESSÃO

Neste sistema, o combustível é enviado ao motor através da pressão de uma bomba. Normalmente são usadas duas bombas:

  • Bomba principal: trabalha em conjunto com o motor da aeronave, utilizando o giro do eixo de manivelas para seu funcionamento.
  • Bomba auxiliar: bomba elétrica, utilizada para o acionamento do motor e como um backup da bomba principal durante a decolagem, pouso ou voo em altitude elevada, conforme recomendado pelo manual da aeronave. Essa bomba é capaz de alimentar o motor quando a bomba principal falhar. Em muitos aviões, ela encontra-se instalada no fundo do tanque de combustível.

INDICADOR DE QUANTIDADE DE COMBUSTÍVEL (LIQUIDÔMETRO)

Serve para indicar a quantidade de combustível nos tanques. Pode ter várias disposições e meios de funcionalidade. Pode ser um instrumento elétrico que recebe o sinal de um transmissor localizado no tanque. Em determinados aviões, é constituído por uma simples boia com uma haste de arame visível externamente, localizado na frente do para-brisas, em outros é constituído por tubos conectados aos tanques e funcionam via teoria de vasos comunicantes. 


INJETOR DE PARTIDA (“PRIME”)

É uma pequena bomba manual (ou elétrica), que serve para injetar um pouco de gasolina no tubo de admissão, para facilitar a partida do motor.

É uma válvula usada pelo piloto para selecionar o tanque e cortar o suprimento de combustível.

A figura abaixo mostra um exemplo de válvula  utilizada num avião com tanques nas asas. As posições selecionáveis são: “Tanque Direito” (RIGHT), “Tanque Esquerdo” (LEFT), “Ambos” (BOTH) e “Corte” (OFF ou CUTOFF).

As posições RIGHT e LEFT são selecionadas quando um dos tanques está mais pesado, interferindo no equilíbrio do avião. Nos aviões bimotores há uma válvula para cada motor, e pode-se fazer a alimentação cruzada (Cross Feed), que consiste em alimentar o motor esquerdo com o tanque direito e vice-versa.


FILTRO
O filtro serve para reter impurezas sólidas, através de uma tela fina de metal ou papel filtrante. Alguns filtros têm  corpo transparente, permitindo verificar a presença de impurezas e água. Geralmente o filtro encontra-se na parte mais baixa da fuselagem, próxima ao motor, e possui uma pequena válvula para que o piloto possa retirar um pouco de combustível e verificar se está contaminado com água.

A água do ar atmosférico contamina a gasolina, depositando-se no fundo dos tanques e nas partes baixas das tubulações. A água depositada pode levar certo tempo para chegar até o carburador e provocar a parada do motor. Como isso normalmente ocorre no ar, logo após a decolagem, a verificação do combustível (em todos os pontos de drenagem) é essencial para segurança do voo.

Gustavo Henrique Jansen

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