Você sabe como atuam os flaps?

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O flap é o dispositivo hipersustentador mais comum e está presente em praticamente todas as aeronaves, desde as mais simples até as mais modernas e sofisticadas, variando apenas o tipo de flap utilizado por cada aeronave.

Localizados no bordo de fuga da asa, os flaps possuem a função básica de aumentar a sustentação, o que também acaba gerando mais arrasto. Esse aumento de sustentação é obtido com a alteração da curvatura do aerofólio, o aumento do ângulo de ataque e em alguns tipos de flaps com o aumento da área da asa.

Os flaps possuem uma grande vantagem, podem ser estendidos e recolhidos durante o voo. Isso permite que a aeronave apresente uma boa performance em cruzeiro – quando desenvolve alta velocidade – e uma boa performance nas fases de pouso e decolagem – quando necessita voar em baixa velocidade, o que é proporcionado pela extensão dos flaps.

Durante a decolagem os flaps permitem que a aeronave utilize menos pista para decolar, o que possibilita a operação da aeronave em uma quantidade maior de aeroportos. Durante o pouso os flaps permitem que a aeronave desça num ângulo de descida maior sem que a velocidade seja aumentada, além de proporcionar uma aproximação com uma velocidade mais baixa, permitindo também a operação em pistas mais curtas.

O piloto é o responsável pela extensão e pelo recolhimento dos flaps, e a principal precaução em relação ao seu uso está nas limitações de velocidade e altitude para a operação do flap. A operação fora dos limites estipulados pelo fabricante da aeronave pode resultar num dano estrutural. A limitação de altitude é geralmente imposta a aeronaves de alto desempenho, que voam em níveis mais elevados, em aeronaves de pequeno porte o fator que se deve estar atento é a velocidade! Por este motivo é importante que antes de começar a voar uma determinada aeronave você tenha conhecimento do manual de operações da mesma, para saber todas as recomendações e limitações pertinentes. Nos velocímetros das aeronaves de pequeno porte há uma faixa branca, que indica a faixa de operação com flaps estendidos, e é uma boa referência para você não ultrapassar os limites de velocidade!

Os tipos mais comuns de flaps são: plano ou comum, ventral, slotted e fowler:

Flap plano ou comum: este é o tipo mais comum, ele resulta num aumento significativo no coeficiente de sustentação, e ao mesmo tempo no aumento do arrasto, o que provoca a movimentação do centro de pressão do aerofólio para trás, o que resultará na elevação do nariz (pitch) da aeronave.

Split flap ou flap ventral: este tipo de flap é deflexionado do intradorso da asa e produz um pouco mais de sustentação do que o flap plano. No entanto, o split flap produz mais arrasto ocasionado pela turbulência na parte traseira do aerofólio.

 Slotted flap ou flap com fenda: este tipo de flap apresenta um aumento no coeficiente de sustentação um pouco melhor do que nos flaps plano e split. Quando o slotted flap é estendido, uma energia adicional é proporcionada ao extradorso do flap. Esta energia adicional é proveniente da aceleração do fluxo de ar que atinge o extradorso do flap, o que retarda o turbilhonamento naquela região e acaba resultando no aumento do coeficiente de sustentação. Algumas aeronaves mais modernas possuem flaps com slotted flaps duplos ou triplos, o que aumenta ainda mais o coeficiente de sustentação e melhora o desempenho da aeronave em baixas velocidades, diminuindo a velocidade de stall da aeronave.

 Fowler flaps: o fowler flap é um tipo de slotted flap, porém além de aumentar a corda da asa há também o aumento da área da asa, o que resulta num aumento significativo do coeficiente de sustentação e o torna o flap mais eficiente de todos. Nos demais flaps o movimento é feito unicamente para baixo, no fowler flap há também a movimentação para trás, o que resultará no aumento da área da asa. O fowler flaps é pouco utilizado em aeronaves de pequeno porte, pois apresenta uma complexidade maior na sua instalação e funcionamento.

 Fonte: Livro Teoria de Voo (Aviões) – PP e PC – Editora Bianch

André Campos – Instrutor de Voo

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