O ATIS (Automatic Terminal Information Service ou Serviço Automático de Informação Terminal) é uma mensagem contínua e gravada que transmite informações sobre um determinado aeroporto. É uma provisão automática, para aeronaves que chegam e que partem, de informações atualizadas e de uso comum, tais como nome do aeródromo a que se refere a informação, a pista em uso e suas condições e características de frenagem, eventuais atrasos esperados, visibilidade, teto e condições meteorológicas presentes.
O ATIS é um serviço disponível nos principais aeródromos durante as 24 horas do dia (ou parte desse tempo em alguns casos onde a operação não é contínua) mediante radiodifusão repetitiva ou por meio de enlace de dados. Além de facilitar ao piloto o acesso às informações, evita sobrecarregar o controlador de tráfego aéreo que, na eventual inexistência do ATIS, se veria obrigado a transmitir as correspondentes informações, individualmente, a cada avião sob seu controle. O ATIS tem por objetivo aumentar a eficiência do controle e diminuir o congestionamento nas frequências de comunicações.
Veja abaixo as informações encontradas em um ATIS:
– nome do aeroporto;
– o designador da mensagem (ex. Bravo, Papa, Lima);
– hora da observação;
– direção e velocidade do vento;
– visibilidade e, se disponível, o alcance visual da pista (RVR);
– as condições meteorológicas presentes;
– quantidade e altura da base das nuvens ou o teto;
– ajuste altímetro (QNH);
– temperatura;
– procedimento de descida previsto;
– pista em uso;
– instruções para que o piloto acuso ao órgão ATC o recebimento da mensagem, incluindo o designador alfabético.
Veja um exemplo de ATIS:
Guarulhos airport information Charlie, 1328 zulu weather. Winds 76 at 10. Visibility: 5. Sky condiction: ceiling 4.000 broken. Temperature: 15. Dewpoint: 13. Altimeter 2992. ILS runway 09 left approach in use. Landing and departing runway 09 left. Advise on initial contact you have information Charlie.
Aeroporto de Guarulhos informação Charlie., 1328 zulu. Vento 76 graus com 10 kt. Visibilidade 5 nm. Céu encoberto com teto a 4.000 ft. Temperatura 15. Ponto de orvalho 13. Altímetro 2992. Aproximação ILS para a pista 09 esquerda. Pousos e decolagens pela pista 09 esquerda. Informe que recebeu a informação Charlie.
Toda vez que o piloto estiver iniciando seu voo ou chegando ao aeroporto de destino, deve sintonizar a frequência do ATIS para receber as informações do aeroporto. Em um voo real, apenas aeroportos mais movimentados possuem o ATIS. A frequência do ATIS é encontrada nas cartas aeronáuticas.
Bons voos!
Claudia – INVA ASC
Fonte:
- Bianchini, Denis. Aprendendo a Voar em Simuladores de Voo. 10.ed. – São Paulo: Editora Bianch, 2015.
- Agência Nacional de Aviação Civil. Serviço Automático de Informação Terminal. https://www2.anac.gov.br/anacpedia/sig_por_ing/tr280.htm. Pesquisado em 07/09/2020.