Influência do Vento em rota

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Em uma navegação, o vento tem influência bastante significativa visto que ele poderá ser ou não um aliado.

Ao planejar uma navegação, devemos levar em conta a possibilidade de vento em rota para que sejam planejado combustível requerido, tempo de voo, destinos alternativos dentre diversos outros.

Imagine você em uma navegação de Florianópolis para Porto Alegre, e no momento da decolagem constata-se que a aeronave irá receber um vento de proa de 20 kt. Logo o tempo de voo para Porto Alegre irá aumentar e como consequência, o combustível requerido também será maior.

Desta forma, o piloto deve estar sempre conferindo os seus estimados para que se possa fazer cross-check com o que foi planejado e assim efetuar devidas correções.

Ele poderá ser seu aliado se levarmos em conta um vento de calda que neste caso reduzirá o tempo de voo estimado bem como reduzirá o combustível requerido.

Mais posts para você

Ventos – 3

Hoje iremos terminar nosso assunto sobre ventos. Iremos falar sobre a circulação secundária da atmosfera. As circulações secundárias podem variar da circulação

BLOQUEIO DA ESTAÇÃO NDB

A identificação dos rádios-faróis é fornecida por um sinal audível em código Morse, irradiadas periodicamente a pequenos intervalos. A frequência deve ser

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.

× Como posso te ajudar?