ESPAÇO AÉREO DA TERMINAL FPOLIS LOCALIZAÇÃO DO AEROCLUBE DE SANTA CATARINA

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ESTRUTURA DA TERMINAL FLORIANÓPOLIS (SBFX)

A configuração da TMA FL está estabelecida em 3 terminais:

AMARELO: TMA-FL1-  inicia em 5500’ (inclusive) indo até FL145 (exclusive). Abaixo desta terminal estão contidas as terminais menores, 2 e 3. Acima da TMA-FL1, do FL145 (inclusive) até FL195 (exclusive), o espaço aéreo é restrito para aeronaves em voo IFR.

VERDE: TMA-FL2 – 1500’ (inclusive)/5500’ (exclusive). Abaixo desta terminal está localizado os aeródromos SBFL e o SSKT.

AZUL: TMA-FL3 – 1500’ (inclusive)/5500’ (exclusive). Abaixo desta terminal está localizado o aeródromo SBNF (Navegantes).

ESPAÇO AÉREO SOBRE O SSKT

O SSKT (indicado pela seta branca na figura abaixo) está localizado diretamente abaixo da “sombra” da TMA-FL2 (de cor verde), cuja altitude inicia em 1500’ (inclusive) e vai até 5500’ (exclusive). Não esquecendo que acima da terminal verde, segue a grande terminal (TMA-FL1), que inicia em 5500’ indo até FL145 (exclusive). Tendo em vista que a altitude da TMA-FL2 inicia em 1500’, todo espaço aéreo localizado sob a mesma e fora da CTR-FL, ficou classificado como CLASSE G.

CTR-FL

Além das três terminais, foi também ajustada uma CTR em torno do aeródromo SBFL (figura abaixo), mantida sob jurisdição do APP-FL. A CTR-FL vai do GND até 1500’ (exclusive), sendo classificado espaço aéreo CLASSE C. A criação da CTR teve por objetivo proteger os circuitos de tráfegos e as trajetórias das saídas e aproximações IFR do aeródromo Hercílio Luz, além de possibilitar a implantação dos corredores visuais (REAs) da TMA-FL. Neste espaço, a coordenação com o APP-FL é obrigatória.

O SSKT encontra-se dentro da CTR-FL (conforme mostra a seta branca abaixo) porém a coordenação com o APP-FL não é compulsória por ser uma área restrita – desde que a aeronave mantenha 1000 ft no circuito de tráfego ou se mantenha nas áreas restritas do SSTK.

O ASC também apresenta uma VAC (Carta de Aproximação Visual) e duas grandes áreas restritas utilizadas principalmente para instrução de voo da escola (inclusive voo a vela). Apresentaremos tanto a VAC quanto as áreas restritas nos próximos encontros!!

Um abraço,

Claudia
INVA ASC

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