Fala pessoal, após umas semanas sem publicação de meteorologia, estamos de volta. E aproveitando esse tempo que não decide se faz frio ou faz calor, hoje falaremos sobre temperatura.
Partindo do princípio, vamos relembrar qual a diferença entre temperatura e calor:
Temperatura:
- Grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de um determinado corpo.
- Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura
Calor:
- Energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura.
- Transferência ocorre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico
Para conseguirmos ter uma medida da temperatura de um objeto precisamos de um instrumento chamado termômetro, que geralmente são calibrados utilizando dois pontos de referência da água:
- Ponto de fusão do gelo: Ponto em que a água passa do estado líquido para o sólido
- Ponto de ebulição: Ponto em que a água passa do estado líquido para o gasoso.
Hoje em dia temos 3 escalas que são as mais utilizadas no mundo, a escala Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin. Abaixo deixarei as conversões entre as escalas
Na aviação geralmente usamos 3 medidas diferentes de temperatura:
- A temperatura do ar à superfície
- Temperatura do ar em altitude
- Temperatura do ar em voo
Para realizar essa medição da temperatura utilizamos os seguintes métodos:
- Temperatura do ar à superfície
- Termômetro (medem a temperatura do ar)
Termógrafo (medem e registram a temperatura do ar
- Temperatura do ar em altitude
- Obtida através da radiosondagem (balão meteorológico)
- Medida nos vários níveis de altitude
- Temperatura do ar em voo
- Medida através de termômetros instalados na aeronave
- IAT (Indicated air temperature): Leitura direta no instrumento
- CAT (Calibrated air temperature): Leitura após correção para erros no instrumento
- TAT (True air temperature): IAT corrigido para erro de aquecimento devido ao atrito com o ar
- Medida através de termômetros instalados na aeronave
Esse foi o nosso tema dessa semana, um tema breve, mas que é muito importante para a aviação e no nosso dia a dia como pilotos, já que em diversas situações precisamos saber a temperatura do local em que estamos. Situações essas que vão desde cálculos de performance em grandes aviões, até saber se precisaremos deixar o aquecimento de carburador do nosso avião de instrução aberto para evitar a formação de gelo.
Thiago Bortolotti – Instrutor de voo