Orientações VAC Aeroclube SC – SSKT

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VAC – SSKT

(Visual Approach Chart)
VIGOR: 23/07/2015

CONSIDERAÇÕES GERAIS

  1. O SSKT apresenta uma carta de aproximação visual cujo objetivo foi padronizar o voo nas áreas restritas do Aeroclube. A mesma encontra-se disponível no site AISWEB.
  2. Aeronaves procedentes de fora deverão cumprir a VAC em coordenação com o APP e após coordenarão na FCA do Aeroclube (122.55).
  3. O circuito de tráfego do SSKT é realizado somente pelo setor E do aeródromo e, de acordo com o vento predominante, o mesmo será padrão (curvas à esquerda caso a cabeceira 21 estiver em uso) ou não padrão (curvas à direita para a cabeceira 03). Ou seja, a perna-contra-o-vento é sobre a pista, onde haverá necessariamente voo sobre a extensão da mesma para ajuste ao circuito (ex.: a actf que irá adequar-se ao circuito, em um dado momento estará a 1000ft e voando pela extensão da pista “contra o vento” –  em trajetória oposta a perna do vento).
  4. As aeronaves que desejam permanecer no circuito executarão o mesmo somente pelo setor E, sendo que o sentido do circuito irá variar de acordo com o vento predominante ou em coordenação na frequência 122.55 (quando vento calmo ou treinamento de emergência simulada).
  5. Atividades de planador serão realizadas no setor W do aeródromo (Pedra Branca).
  6. É compulsório uso do Transponder – Modo C (acionado 2000) e a coordenação rádio (122.55). As aeronaves que possuírem mais de um rádio deverão manter-se também na escuta do Controle (119.65) para maior conhecimento de tráfego adicional.
  7. Conforme coordenado com o APP Florianópolis, as aeronaves procedentes de fora do ASC serão questionadas sobre o conhecimento da VAC e, orientadas, se for o caso.
  8. O APP irá liberar o quanto antes a coordenação na frequência 122.55 para as aeronaves que irão ingressar na área restrita do ASC.
  9. Aeronaves CAT A compulsoriamente realizarão adequação ao circuito de tráfego tanto para chegada quanto para saída. Ou seja, não serão permitidas aproximações diretas para pouso ou saídas diretas após a decolagem para esta categoria conforme as Regras do Ar (ICA 100-12/2016).
  10. Aeronaves CAT B (ou acima) compulsoriamente realizarão aproximação direta por POTECAS ou TREVO e saída direta pelo SHOPPING IAGUAÇU ou pelo ESTÁDIO GUARANI (tendo em vista que já estarão sob coordenação do APP-FL logo após a decolagem).
  11.  O ingresso e a saída das áreas restritas do ASC deverão ser coordenadas com o APP-FL quando realizadas em espaço aéreo controlado.
  12. após a decolagem, curva à direita ao atingir 500ft e ingresso no través da 03. Após, nova curva à direita para ingresso na perna do vento da 03. Prossegue na perna do vento (nivelar em 1000ft), ingressa na perna base da 03 e, após, nova curva à direita para ingresso na contra o vento da 03 e sobrevoo sobre a pista (mantendo 1000ft). Coordenar com o Controle Fpolis em 119.65 para livrar o circuito e, quando autorizado, proa sentido SHOPPING ITAGUAÇU ou conforme coordenação com APP.
  • após a decolagem, curva à esquerda ao atingir 500ft para ingresso no través da 21. Após, nova curva à esquerda para ingresso na perna do vento da 21. Prossegue na perna do vento (nivelar em 1000ft) e coordenar com o Controle Fpolis em 119.65 para autorização de livrar o circuito. Quando autorizado, proa sentido SHOPPING ITAGUAÇU ou conforme coordenação com APP.
  • após a decolagem, curva à direita ao atingir 500ft para ingresso no través da 03. Após, nova curva à direita para ingresso na perna do vento da 03. Prossegue na perna do vento (nivelar em 1000ft) e após coordenar com o Controle Fpolis em 119.65 para autorização de livrar o circuito. Quando autorizado, proa do ESTÁDIO GUARANI ou conforme coordenação com APP.
  • após a decolagem, curva à esquerda ao atingir 500ft e ingresso no través da 21. Após, nova curva à esquerda para ingresso na perna do vento da 21. Prossegue na perna do vento (nivelar em 1000ft), ingressa na perna base da 21 e após nova curva à esquerda para ingresso na contra o vento da 21, com sobrevoo sobre a pista a 1000ft. Após coordenar com o Controle Fpolis em 119.65 para autorização de livrar o circuito. Quando autorizado, proa do ESTÁDIO GUARANI ou conforme coordenação com APP.

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES PARA AERONAVES “CAT A”QUE IRÃO INGRESSAR NO CIRCUITO DO SSKT PROCEDENTES DE OUTRAS ORIGENS QUE NÃO SEJA A ÁREA DE INSTRUÇÃO

  1. Pista 03 (PROCEDENTE DO SUL): após autorizado pelo APP, a aeronave realiza troca de frequência (para 122.55) e, em coordenação com o ASC, prossegue para posição TREVO e após ingresso no circuito, na perna contra o vento da 03. Prossegue à 1000ft na vertical da cabeceira 03, após sobrevoo pela extensão da pista, curva à direita para ingresso no través da 03, perna do vento da 03, base e final da 03.
  • Pista 21 (PROCEDENTE DO SUL): após autorizado pelo APP, a aeronave realiza troca de frequência (para 122.55) e, em coordenação com o ASC, prossegue para posição TREVO, após perna do vento da 21, base e final da 21.
  • Pista 03 (PROCEDENTE DO NORTE): após autorizado pelo APP, a aeronave realiza troca de frequência (para 122.55) e, em coordenação com o ASC, prossegue para posição POTECAS, após perna do vento da 03, base e final da 03.
  • Pista 21 (PROCEDENTE DO NORTE): após autorizado pelo APP, a aeronave realiza troca de frequência (para 122.55) e em coordenação com o ASC prossegue para posição POTECAS, após perna contra o vento da 21 (1000ft na vertical na pista), sobrevoo pela extensão da mesma, curva à esquerda para ingresso no través da 21, perna do vento, base e final da 21.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

  1. Ressaltamos que a frequência 122.55 é para uso exclusivo de coordenação de tráfego aéreo dentro das áreas restritas do Aeroclube, não sendo permitida a fraseologia não padrão ou conversas fora do contexto.
  2. Todas as aeronaves (independente da categoria) compulsoriamente deverão cumprir o circuito de tráfego a 1000 ft.
  3. Aeronaves com plano de voo poderão livrar o circuito via posição SHOPPING ITAGUAÇU ou ESTÁDIO GUARANI em coordenação com o APP-FL.
  4. Segundo legislação vigente para aeródromos desprovidos de órgão de controle, é compulsório às aeronaves que partem ou que chegam a execução do circuito completo, lembrando que saídas e chegadas no circuito são realizadas à 45º em qualquer uma das pernas. No caso do SSKT, segue as regras citadas anteriormente, baseadas na VAC.
  5. Para ressaltar, as aeronaves que prosseguirem para a área de instrução do Cambirela deverão ficar atentas à área restrita estipulada para o voo livre (parapentes). A referida área encontra-se no setor E de Santo Amaro da Imperatriz e tem como limite para as aeronaves o rio Cubatão. Além disso, o setor E de Santo Amaro deixou de ser área restrita do SSKT em função da reformulação do espaço aéreo do Hercílio Luz para saídas e chegadas PBN (Performance Based Navigation).
  6. RELPREV (Relatório de Prevenção): De acordo com as regulamentações brasileiras, este relato será utilizado para a prevenção de acidentes aeronáuticos, a fim de aumentar a segurança operacional. Este relato não precisa ser identificado e o relator será informado sobre as medidas adotadas.
  7. Para os voos de cheques e recheques as informações relativas ao espaço aéreo deverão ser de conhecimento do candidato.
  8. A segurança operacional do aeródromo dependerá da comunicação bilateral entre todas as aeronaves quando em voo na área restrita do ASC, bem como do cumprimento das regras do ar.

Bons voos e até a próxima!!

Claudia

INVA ASC

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