Temperatura

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Fala pessoal, após umas semanas sem publicação de meteorologia, estamos de volta. E aproveitando esse tempo que não decide se faz frio ou faz calor, hoje falaremos sobre temperatura.

Partindo do princípio, vamos relembrar qual a diferença entre temperatura e calor:

Temperatura:

  • Grandeza física utilizada para medir o grau de agitação ou a energia cinética das moléculas de um determinado corpo.
  • Quanto mais agitadas essas moléculas estiverem, maior será sua temperatura

Calor:

  • Energia em trânsito que se transfere de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura.
  • Transferência ocorre do corpo de maior temperatura para o de menor temperatura até que atinjam o equilíbrio térmico

Para conseguirmos ter uma medida da temperatura de um objeto precisamos de um instrumento chamado termômetro, que geralmente são calibrados utilizando dois pontos de referência da água:

  • Ponto de fusão do gelo: Ponto em que a água passa do estado líquido para o sólido
  • Ponto de ebulição: Ponto em que a água passa do estado líquido para o gasoso.

Hoje em dia temos 3 escalas que são as mais utilizadas no mundo, a escala Celsius, a Fahrenheit e a Kelvin. Abaixo deixarei as conversões entre as escalas

Na aviação geralmente usamos 3 medidas diferentes de temperatura:

  • A temperatura do ar à superfície
  • Temperatura do ar em altitude
  • Temperatura do ar em voo

Para realizar essa medição da temperatura utilizamos os seguintes métodos:

  • Temperatura do ar à superfície
    • Termômetro (medem a temperatura do ar)

Termógrafo (medem e registram a temperatura do ar

Estação meteorológica automática
Estação meteorológica convencional
  • Temperatura do ar em altitude
    • Obtida através da radiosondagem (balão meteorológico)
    • Medida nos vários níveis de altitude
  • Temperatura do ar em voo
    • Medida através de termômetros instalados na aeronave
      • IAT (Indicated air temperature): Leitura direta no instrumento
      • CAT (Calibrated air temperature): Leitura após correção para erros no instrumento
      • TAT (True air temperature): IAT corrigido para erro de aquecimento devido ao atrito com o ar

Esse foi o nosso tema dessa semana, um tema breve, mas que é muito importante para a aviação e no nosso dia a dia como pilotos, já que em diversas situações precisamos saber a temperatura do local em que estamos. Situações essas que vão desde cálculos de performance em grandes aviões, até saber se precisaremos deixar o aquecimento de carburador do nosso avião de instrução aberto para evitar a formação de gelo.

Thiago Bortolotti – Instrutor de voo

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